Pular para o conteúdo

Funcionários denunciam procedimentos de Renova em assintomáticos da covid

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Fundação nega o ocorrido e apresenta todos os critérios e procedimentos adotados.

A equipe de reportagem do Jornal Ponto Final, recebeu no último dia 25 uma denúncia referente aos procedimentos de testagens e diagnósticos da covid-19 da Fundação Renova. Segundo o(a) denunciante a Fundação estaria exigindo que funcionários assintomáticos que testaram positivo para o vírus, trabalhassem normalmente. Por se tratar de um problema sanitário público foi feito um contato entre a Redação do Jornal Ponto Final e a assessoria de comunicação da Fundação para que a mesma pudesse se posicionar.

Foi enviado um questionamento à Prefeitura de Mariana, direcionado à Secretaria de Saúde, solicitando esclarecimentos a respeito do controle realizado pelo município nas empresas privadas, Fundação renova e Mineradoras em Mariana, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.

Segundo nota enviada, a Fundação nega o ocorrido e apresenta todos os critérios e procedimentos usados para todas as empresas ligadas a ela.

Confira nota na íntegra:

“A Fundação Renova esclarece que segue acompanhando sistematicamente a situação da pandemia no Brasil e nos estados onde atua, por meio de um Comitê de Covid. A partir desse monitoramento, o Comitê institui orientações para a proteção dos colaboradores e continuidade das atividades. O protocolo de segurança é composto por várias ações preventivas, entre elas: uso de máscara durante o período de trabalho; uso do face shield, além da máscara, no atendimento à população; higienização e utilização de álcool 70% constantemente; barreiras de proteção acrílica nas estações de trabalho dos escritórios; distanciamento mínimo de 2,0 metros; e vacinação dos colaboradores em dia, conforme calendário do município. A Fundação informa, ainda, que diante da chegada da variante Ômicron, que possui maior capacidade de transmissão, o Comitê manteve as orientações sobre a testagem e diagnóstico da covid-19, testando 50% do efetivo a cada 20 dias, dentro da disponibilidade de testes no município. Com relação ao afastamento dos empregados que testaram positivo, estes são imediatamente afastados e acompanhados pela Renova. Para o retorno ao trabalho, as orientações da OMS são seguidas, como abaixo:

• Após o 5º dia de afastamento, empregados que realizarem testagem (teste rápido de antígeno) para covid-19  e apresentarem resultado negativo poderão sair do isolamento, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas, sem o uso de antitérmicos.

• Aqueles que no 7º dia não apresentem sintomas, podem sair do isolamento sem necessidade de realizar testagem.

• Para aqueles que até o 7º dia ainda apresentem sintomas, o isolamento deve ser mantido por, pelo menos, 10 dias contados a partir do início dos sintomas. Passado esse período, caso não apresentem sintomas respiratórios e febre, sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h, poderá deixar o isolamento.

A Fundação ressalta que estas medidas são aplicáveis a todas as empresas que prestam serviços para a instituição.”

Segundo funcionários a Fundação estaria exigindo que funcionários trabalhassem mesmo com resultado positivo