Pular para o conteúdo

Pacientes relatam falta de testes rápido e secretário contesta

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Prefeitura de Mariana explicou que no município são disponibilizados o teste antígeno rápido e o RT-PCR.

Devido a proliferação da covid-19 nos últimos dias já é possível observar o aumento desenfreado pela procura de atendimento nos postos de saúde em Mariana. Segundo um paciente, que preferiu não ser identificado, o teste não foi realizado após médico relatar que não possuíam testes rápidos na Policlínica. “Precisei recorrer ao teste particular devido aos sintomas que eu estou apresentando e testei positivo. Então quer dizer que as pessoas estão saindo de lá (policlínica) positivas para a covid, mas voltam para casa sem ser testado e contaminando outras pessoas”. Em resposta ao questionamento feito ao Secretário de Saúde, Danilo Brito, o mesmo afirmou que não há falta de testes em Mariana. “Até a presente data o município ainda possui testes disponíveis. Além do teste que pode também ser encaminhado para a FUNED. A conduta médica, na verdade está sendo ao contrário, pacientes de planos que tem procurado o pronto atendimento”, afirmou Brito.

Segundo a Secretaria de Saúde os novos critérios para realização de testagem para o diagnóstico da Covid-19 se atribuem aos pacientes sintomáticos que devem ser testados preferencialmente entre o 3° e 7° dia de sintoma na Policlínica da cidade.

De acordo com nota emitida, a Prefeitura de Mariana explicou que no município são disponibilizados o teste antígeno rápido e o RT-PCR, sendo o primeiro destinado aos pacientes internados e profissionais da saúde e o segundo, para os demais casos que se enquadram nos critérios médicos. Nesse último caso, os testes são enviados para a Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte. “A Secretaria de Saúde reforça para a população que os cuidados essenciais sejam mantidos, como o uso de máscara, higienização frequente das mãos e a prática do distanciamento social. A atual gestão pública de Mariana está seguindo todas as orientações dos órgãos regulamentadores em saúde para o enfrentamento do Coronavírus e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença”.

Em questionamento feito pela equipe de reportagem ao Secretário de Saúde, Danilo Brito, o mesmo informou que como forma de contenção da disseminação da covid-19 bem como a Gripe H3N2, “fica mantida a suspensão de shows e atrações artísticas. Essa variante tem o poder de transmissão alta, porém sua letalidade é baixa”.