Pular para o conteúdo

Governo libera auxílio gás que já começou a ser pago em janeiro

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Benefício voltado às famílias de baixa renda terá o mesmo calendário do Auxílio Brasil em 2022.

A Caixa Econômica Federal começou a pagar essa semana a primeira parcela do auxílio gás, programa voltado para ajudar famílias de baixa renda a custear o botijão de gás de cozinha. O primeiro pagamento será no valor de R$ 52. O benefício vai ser repassado a cada dois meses, pelos próximos cinco anos.

O valor do auxílio corresponde a metade do valor médio nacional do botijão de 13kg, considerando os seis meses anteriores, calculado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o Ministério da Cidadania, 5,47 milhões de famílias terão direito ao benefício. Outras 108 mil famílias residentes de municípios da Bahia e de Minas Gerais que decretaram estado de calamidade devido às chuvas receberam o valor excepcionalmente e de forma antecipada, em 27 de dezembro.

Podem receber o auxílio gás famílias inscritas no Cadastro Único que tenham renda per capita de até um salário mínimo, assim como participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao longo de 2022, o calendário de pagamento do auxílio gás será o mesmo do Auxílio Brasil. Portanto, na última terça (18), o benefício foi pago a quem possui NIS com final 1. A parcela de janeiro termina de ser paga no dia 31.            

Beneficiários do auxílio gás podem sacar os R$ 52 por meio do aplicativo Caixa Tem. Basta gerar um código na opção “saque sem cartão”, no aplicativo. Caso prefiram, o valor do auxílio também pode ser utilizado para realizar compras em estabelecimentos como supermercados e farmácias ao selecionar a opção “cartão de débito virtual” ou por Q Code, também pelo Caixa Tem. Já quem recebe, além do auxílio gás, o Auxílio Brasil, pode sacar o valor de ambos os benefícios com o cartão do Auxílio Brasil em agências e terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas.