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32ª Feira Nacional de Artesanato firma parceria com artesãos de Mariana

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Artistas comercializaram R$ 16 mil em produtos no evento e acordos podem render aproximadamente R$ 60 mil em vendas.

Durante a 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato no Expominas, em Belo Horizonte, artesãos e artistas dos municípios de Mariana e Barra Longa (MG) expuseram  seus produtos e alcançaram cerca de R$ 16 mil comercializados. Os grupos também firmaram parcerias com lojistas de Minas e de São Paulo com perspectiva de aproximadamente R$ 60 mil em vendas.

Com o apoio da Fundação Renova, ao todo, 14 grupos de artesanato apresentaram seus produtos no evento, dentre eles bordados, crochês, pinturas, peças de decoração e doces e bebidas artesanais. Realizada em dezembro de 2021, a Feira Nacional de Artesanato, considerada o maior evento de arte popular da América Latina, recebeu ao longo dos seis dias desta edição cerca de 100 mil visitantes.

Os trabalhos dos artesãos de Mariana e Barra Longa foram expostos em dois estandes dos 620. Um reuniu os produtos dos 13 grupos de artesãos que participaram da coleção Minha Casa em Mim, resultado do projeto Catarse Coletiva, uma parceria entre a Fundação Renova e a Associação de Cultura Gerais (ACG), com a consultoria do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

O segundo estande foi o Espaço Colaborativo de Mariana e Barra Longa, que reuniu os produtos de artesãos desses munícipios que fazem parte da Cooperativa Mista de Trabalho Artes e Sabores Minha Casa. O espaço também expôs trabalhos fora da coleção original de 8 dos 13 grupos do Minha Casa em Mim, incluindo: Casa das Artes e Meninas da Barra, de Barra Longa; Cooperativa Artes e Sabores Minha Casa, FAM, Feira Marte, Movimento Renovador, Associação Mães da Colina e Coletivo de Padre Viegas, todos de Mariana.            

Para a analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Andréa Furtado, a experiência foi uma oportunidade de expor e comercializar os produtos regionais para visitantes do Brasil e do mundo. “Além disso, também é mostrada toda a trajetória do processo de reparação e da retomada de atividade das comunidades. Um trabalho feito por meio de capacitações, investimentos, desenvolvimento de marca e produtos, abertura de novos mercados, entre outras ações apoiadas pela Fundação Renova”, diz.