Pular para o conteúdo

Estudo aponta que coronavírus se propaga menos em ambientes secos que úmidos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os pesquisadores também disseram que o vírus perde 90% de sua capacidade de contágio 20 minutos após ser transportado pelo ar. A maior parte dessa perda acontece em cinco minutos.

Foto: reprodução/bq.escritorios

O coronavírus tem capacidade de se propagar melhor em ambientes úmidos que secos. É o que apontou um estudo do Centro de Pesquisa de Aerossol da Universidade de Bristol, no Reino Unido. As informações são do The Guardian.

.

Em níveis de umidade abaixo de 50%, semelhantes ao ar seco de em escritórios, o vírus perdeu metade de sua capacidade de se espalhar em cinco segundos. No entanto, se a umidade sobe para 90%, como em saunas, o vírus perde a infecciosidade mais lentamente, com 52% das partículas permanecendo infecciosas após cinco minutos, caindo para cerca de 10% após 20 minutos. A temperatura do ar, por sua vez, não teve impacto.  

.

Os pesquisadores também disseram que o vírus perde 90% de sua capacidade de contágio 20 minutos após ser transportado pelo ar. A maior parte dessa perda acontece em cinco minutos.

.

Os resultados do estudo, ainda não revisado por pares, reforçam que o vírus é transmitido principalmente a curtas distâncias, daí a importância do uso de máscara por interlocutores.

.

Os pesquisadores avaliaram três variantes do coronavírus, não incluindo a ômicron. Eles esperam iniciar experimentos com a variante ômicron nas próximas semanas.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/coronavirus-se-propaga-menos-em-ambientes-secos-que-umidos-aponta-estudo-1.2597582

.

Foto: reprodução/bq.escritorios