Pular para o conteúdo

Viaturas são entregues à Guarda Municipal e Defesa Civil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O veículo destinado à Defesa Civil foi cedido pelo Governo Estadual por meio de edital.

Em dezembro de 2021 a Prefeitura de Mariana realizou a entrega de viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil. Foram entregues uma caminhonete 4×4 e três viaturas do modelo Renault Duster.

Os veículos permitirão um deslocamento mais rápido e eficiente, garantindo a segurança dos cidadãos marianenses. Com esse intuito, a prefeitura tem realizado investimentos em segurança pública, visto que é fundamental para a manutenção da cidade e para o combate a violência e prevenção de acidentes.

O veículo destinado à Defesa Civil foi cedido pelo Governo Estadual por meio de edital. O processo foi realizado em agosto de 2021 e os municípios concorreram a um kit, que continha uma caminhonete 4×4, cinco coletes, um notebook e uma trena laser digital.  O edital exigia alguns pré-requisitos, como: estar com o plano de contingenciamento em dia, executar exercícios de simulados, ter sistema de alerta e alarme, ter funcionamento 24 horas, ter decretado estado de emergência nos últimos dez anos, entre outras coisas. Além disso, o processo pontuava os participantes, o que determinava a colocação de cada um. Nesse sentido, a cidade de Mariana assumiu o 57° lugar da lista e isso representa a relevância dos trabalhos que a Defesa Civil já realiza no município, como o projeto  “Escola Segura” e o “Comitê Gestor de Riscos”. 

De acordo com o coordenador do órgão em Mariana, Welbert Stopa, foram essas ações que possibilitaram a entrega dos equipamentos ao município que irão colaborar com os trabalhos na cidade. “A viatura será muito importante, pois a Defesa Civil atende mais de 500 ocorrências por ano. Nós também temos uma equipe de dez Guardas Municipais que trabalham 24 horas, exclusivamente, a serviço da Defesa e além disso, atendemos a sede e os distritos. Então, mais um carro irá facilitar o atendimento das demandas, principalmente, no período de chuvas”, pontuou. 

Com o investimento, os agentes de segurança estarão mais próximos da comunidade e poderão agir diretamente nas ocorrências do município.