O Natal e o Ano Novo são considerados os melhores períodos para vendas no varejo. Não por acaso, a data movimenta os mais diversos segmentos: desde vestuário até eletrônicos e cosméticos. Dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise Pesquisas, apontam que as vendas no Natal 2021 devem movimentar R$ 68,4 bilhões.
Em tempos de crise, como atrair mais clientes e potencializar as vendas? A analista do Sebrae Minas Marina Moura separou três dicas para os pequenos negócios alavancarem as vendas neste Natal, que promete ser de reencontro. A primeira dica, segundo a analista, é planejamento. “Faça uma análise das vendas dos anos anteriores. E, se for o primeiro Natal do negócio, é importante pesquisar sobre as vendas do seu setor. Assim é possível definir melhor o mix de produtos e estabelecer metas de venda. Também é importante organizar o estoque e avaliar a necessidade de aumentar a equipe, afinal, o cliente quer cada vez mais qualidade e agilidade no atendimento.”
O momento, segundo ela, também é uma oportunidade para reativar o contato com antigos clientes. A segunda dica da analista é garantir uma boa experiência para o consumidor. Para Marina, nesse momento, é necessário pensar em todos os pontos de contato do cliente com a loja e observar onde é possível otimizar. Lojas organizadas, equipe treinada, atendimento rápido e gentil, além dos cuidados para evitar a propagação da covid-19. “Outro ponto importante são as políticas de troca. O Natal é época de presentear e as trocas são uma excelente oportunidade para trazer o cliente novamente para dentro da loja ou trazer um novo cliente, aquele que ganhou o presente. Por isso, estabeleça políticas claras de troca e que facilitem a vida do consumidor”.
A digitalização é mais um ponto de atenção para o varejo. As pessoas estão cada vez mais conectadas e o empreendedor precisa garantir a organização do atendimento nos canais de vendas on-line e redes sociais.
A terceira e última dica é apostar em ações promocionais e em meios de pagamento diversificados. De acordo com a analista, com a pandemia, o consumidor perdeu cerca de 20% do poder de compra e vai ser mais seletivo e buscar o máximo de benefícios possível. Por isso, ela reforça a importância de incentivar a compra e facilitar o pagamento. “Para as ações promocionais, existe uma variedade de possibilidades: combos, cupons de desconto, descontos progressivos, cash backs, sorteios e muito mais. Os meios de pagamento também não ficam atrás: pix, cartão de crédito, contas digitais e QR code. Tudo para garantir mais comodidade e tranquilidade ao seu cliente”, afirma.