Pular para o conteúdo

Praça Gomes Freire é palco de atrações musicais aos domingos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O tradicional projeto Banda na Praça atrai não somente os residentes em Mariana, mas também muitos turistas.

O projeto Banda na Praça acontece desde 2015 e é promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, onde as 11 bandas civis do município e dos distritos fazem suas apresentações em domingos alternados, sempre valorizando a cultura local.

            No último dia 5 as Bandas Centenárias Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição, dos distritos de Padre Viegas e Furquim, realizaram mais uma apresentação para os marianenses na Banda na Praça, evento que acontece quinzenalmente, na Praça Gomes Freire – Jardim. 

Com um repertório composto por dobrados e músicas populares, as corporações cativaram os espectadores do encontro, tocando as mais variadas músicas que foram desde Roberto Carlos até compositores marianenses. Entre as canções apresentadas, estavam: o tema da vitória de Ayrton Senna, “Whisky a Go Go”, de Roupa Nova, e o dobrado “Saudade de Sumidouro”, composto pelo sumidourense, Eduardo Thereza de Menezes. 

            O tradicional projeto Banda na Praça atrai não somente os residentes em Mariana, mas também muitos turistas. Mirian Mariane, moradora de Belo Horizonte, estava a passeio e se encantou ao assistir as apresentações. “Eu amo cidades do interior! Mariana está festejando a cultura, com essas bandas lindas que me remete a infância. A cidade está de parabéns, por tudo isso que ocorre em termos da história e do que existe por trás da cidade”, afirmou a ex-professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

            Assim como Mirian, César Lemos é professor, morador da cidade de Acaiaca, e também estava prestigiando as apresentações. “Esse projeto é muito especial, ele preserva as coisas mais lindas dos tempos passados. Fazem releituras de músicas atuais e tocam muito nosso coração, nos trazem memórias das nossas avós, do nosso passado. Isso é realmente maravilhoso, principalmente nesse cenário histórico do patrimônio de Mariana. Me sinto agraciado por poder participar e ouvir essas canções”, finalizou. 

            Samuel Freitas e Lauro Gonçalves são integrantes da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e afirmaram que o retorno da Banda na Praça é sinônimo de satisfação. “Essa ação da Prefeitura é muito importante! Não só para nós músicos, mas também para toda comunidade marianense”, afirmou o trompetista e o trombonista da Companhia.             A Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, foi fundada em 20 de junho de 1980, no distrito de Sumidouro, hoje denominado Padre Viegas. A banda mantém a tradição de seus 131 anos de atividade contínua, onde realiza apresentações nas festividades do distrito. Desde o início da pandemia, e após o retorno das atividades do Banda na Praça, em 2021, essa é a primeira vez que a corporação se apresenta.  Já a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim, com 129 anos de existência, também segue a tradição em seu distrito. Em 2002, passou por uma reformulação geral no estatuto e eleição de uma nova diretoria, criando assim uma banda musical renovada e bastante atuante na região e que mantém vivos os costumes e a história da “banda” na comunidade.