Pular para o conteúdo

Câmara dos Deputados aprova MP que obriga plano de saúde bancarem medicamentos contra câncer

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os medicamentos precisam de prescrição médica e devem estar registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Economus/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) uma Medida Provisória (MP) que obriga planos de saúde a bancarem medicamentos orais para pacientes com câncer.

De acordo com relatório da deputada Slvia Cristina (PDT-RO), a cobertura com fornecimento de medicamento deve incluir também aqueles com tratamento iniciado nos hospitais. 

.

Os medicamentos precisam de prescrição médica e devem estar registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O plenário ainda votou destaques ao texto da proposta. Uma delas, do PT, para proibir que os planos de saúde aumentem o valor cobrado de pessoas acima de 59 anos, o que foi rejeitado. 

.

A tentativa era barrar aumento superior a seis vezes o valor a primeira faixa, que vai de zero a 18 anos.

O outro destaque, também do PT e rejeitado, proibida qualquer reajuste fora dos prazos permitidos por lei. 

.

Alexandre Padilha (PT-SP) disse que antes da votação, uma consulta pública deveria ser realizada. 

.

“Tem que ter consulta pública sobre o assunto. Dessa forma, fica mais transparente o processo. Se a ANS não decidir, fica automática a incorporação da tecnologia. O mais importante é que o plano de saúde não reajuste o preço (da mensalidade) porque está incorporando essa nova tecnologia, não pode fazer um adicional”, disse Padilha. 

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/congresso/mp-aprovada-obriga-plano-de-saude-ofertar-medicamentos-contra-cancer-1.2584072

Foto: Economus/Divulgação