Pular para o conteúdo

Solenidade Presidente Pedro Aleixo homenageia personalidades jurídicas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Cerimônia agraciou dez personalidades do ramo jurídico do país.

No último dia 27 foi realizada a Solenidade Presidente Pedro Aleixo, homenageando personalidades do ramo jurídico e que possuem papel fundamental no desenvolvimento da nossa cidade, estado e país. A cerimônia, instituída pela Lei nº 3.130, teve o propósito de resgatar à memória os valores éticos, morais e cívicos do Sr. Pedro Aleixo, personalidade marianense, advogado, jornalista, professor e político de grande expressão e importância.

            Para Ronaldo Bento, Presidente da Câmara dos Vereadores de Mariana, “é uma honra e privilégio termos um Presidente da República nascido em nossa cidade. Isso é uma responsabilidade para cada homenageado e cidadão marianense”, destacou.

            Representando todos os agraciados, o Desembargador Sr. Pedro Aleixo Neto, ressaltou: “Fiquei muito honrado com o convite para ser orador nessa oportunidade. Mariana para mim e minha família tem um significado muito especial. Meu avô, Pedro Aleixo, aqui nasceu, no distrito de Bandeirantes, e sempre teve pela sua terra natal um carinho muito especial, e esse carinho ele passou para seus filhos e netos. Parabenizo a todos os homenageados! Essa festa, para mim, tem um significado muito importante, porque honra e lembra a memória do meu avô, um carinho que apenas uma cidade, um povo da envergadura, grandeza e nobreza de Mariana e dos marianenses poderia nos dar”.

            Pedro Aleixo, nascido em Mariana, no dia 01 de agosto de 1901, foi advogado, jornalista, professor e político brasileiro, tendo sido o 16º Vice-Presidente do Brasil, entre 1967 e 1969. Ele foi impedido de tomar posse da Presidência da República pela Junta Governativa Provisória. Foi também Deputado Estadual, Deputado Federal e Ministro da Educação no governo do presidente Castelo Branco. Se posicionou contra a edição do AI-5, chegando inclusive a elaborar uma revisão da constituição de 1967, a fim de restaurar a legalidade. Como Vice-Presidente da República, foi o último nesta condição a exercer a presidência do Senado Federal. Faleceu na cidade de Belo Horizonte, em 03 de março de 1975, deixando saudades, memórias e uma biografia invejável que inspira a todos que conhecem a sua trajetória.

Confira a lista dos agraciados:

– Desembargador Antônio Carlos de Oliveira Bispo

– Desembargador Dirceu Wallace Baroni

– Desembargador Flávio Batista Leite

– Desembargador Geraldo Domingos Coelho

– Desembargador José de Carvalho Barbosa

– Desembargadora Juliana Campos Horta

– Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz

– Juiz Federal Mário de Paula Franco Júnior

– Juiz de Direito Jair Francisco dos Santos

– Juíza de Direito Marcela Oliveira Decat de Moura