No último dia 27 foi realizada a Solenidade Presidente Pedro Aleixo, homenageando personalidades do ramo jurídico e que possuem papel fundamental no desenvolvimento da nossa cidade, estado e país. A cerimônia, instituída pela Lei nº 3.130, teve o propósito de resgatar à memória os valores éticos, morais e cívicos do Sr. Pedro Aleixo, personalidade marianense, advogado, jornalista, professor e político de grande expressão e importância.
Para Ronaldo Bento, Presidente da Câmara dos Vereadores de Mariana, “é uma honra e privilégio termos um Presidente da República nascido em nossa cidade. Isso é uma responsabilidade para cada homenageado e cidadão marianense”, destacou.
Representando todos os agraciados, o Desembargador Sr. Pedro Aleixo Neto, ressaltou: “Fiquei muito honrado com o convite para ser orador nessa oportunidade. Mariana para mim e minha família tem um significado muito especial. Meu avô, Pedro Aleixo, aqui nasceu, no distrito de Bandeirantes, e sempre teve pela sua terra natal um carinho muito especial, e esse carinho ele passou para seus filhos e netos. Parabenizo a todos os homenageados! Essa festa, para mim, tem um significado muito importante, porque honra e lembra a memória do meu avô, um carinho que apenas uma cidade, um povo da envergadura, grandeza e nobreza de Mariana e dos marianenses poderia nos dar”.
Pedro Aleixo, nascido em Mariana, no dia 01 de agosto de 1901, foi advogado, jornalista, professor e político brasileiro, tendo sido o 16º Vice-Presidente do Brasil, entre 1967 e 1969. Ele foi impedido de tomar posse da Presidência da República pela Junta Governativa Provisória. Foi também Deputado Estadual, Deputado Federal e Ministro da Educação no governo do presidente Castelo Branco. Se posicionou contra a edição do AI-5, chegando inclusive a elaborar uma revisão da constituição de 1967, a fim de restaurar a legalidade. Como Vice-Presidente da República, foi o último nesta condição a exercer a presidência do Senado Federal. Faleceu na cidade de Belo Horizonte, em 03 de março de 1975, deixando saudades, memórias e uma biografia invejável que inspira a todos que conhecem a sua trajetória.
Confira a lista dos agraciados:
– Desembargador Antônio Carlos de Oliveira Bispo
– Desembargador Dirceu Wallace Baroni
– Desembargador Flávio Batista Leite
– Desembargador Geraldo Domingos Coelho
– Desembargador José de Carvalho Barbosa
– Desembargadora Juliana Campos Horta
– Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz
– Juiz Federal Mário de Paula Franco Júnior
– Juiz de Direito Jair Francisco dos Santos
– Juíza de Direito Marcela Oliveira Decat de Moura