Pular para o conteúdo

Prefeitura informa sobre o funcionamento do novo Programa Auxílio Brasil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Para receber o benefício, poderão utilizar o cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão que já possuem.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, informa sobre o novo Auxílio Brasil. O programa foi regulamentado através do decreto nº 10.852, de 8 de novembro de 2021, pelo o Governo Federal e é destinado às famílias em vulnerabilidade social, que eram beneficiárias do extinto Bolsa Família, com um reajuste de 20% nos valores pagos.

            As famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família não precisam realizar nenhum cadastro ou atualização para ter direito ao Auxílio Brasil, exceto nos casos que tiverem mudado de endereço, alterado a composição familiar e renda, ou que estejam com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. Para receber o benefício, poderão utilizar o cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão que já possuem.

            Para ter direito ao programa, as famílias devem possuir inscrição no Cadastro Único, atualizado há pelo menos dois anos, e renda per capita abaixo de R$200,00 tendo a presença de algum membro da família com idade entre 0 e 21 anos, ou renda per capita abaixo de R$100,00 sem a presença de crianças ou adolescentes/jovens na família.

            Para realizar novo cadastro ou atualizar os dados no CadÚnico é necessário ter em mãos: RG, CPF, comprovante de residência (quando tiver), título de eleitor e carteira de trabalho de todas as pessoas que moram na residência. Através do Aplicativo “Meu CadÚnico”, os interessados podem checar se já possuem cadastro e se estão dentro do perfil para recebimento.

            Ressaltamos que as famílias inscritas no Cadastro Único não recebem o pagamento de forma automática do Auxílio Brasil, primeiramente é realizada análise dos dados e seleção pelo Governo Federal para ser autorizado o recebimento.