O Ministério da Saúde informou, neste domingo (12), que finalizou o processo para recuperar os registros da vacinação contra a Covid-19 sequestrados por hackers. Segundo nota divulgada à imprensa, não houve perda das informações e todos os dados foram recuperados com sucesso.
A pasta disse ainda que, no momento, trabalha para restabelecer os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação o mais rápido possível, sem informar prazos.
.
Na tarde deste domingo, os dados sobre a imunização contra a infecção pelo coronavírus continuam indisponíveis no aplicativo ConecteSUS, usado para emitir o comprovante. Ao tentar acessar a plataforma, o usuário ainda encontra o aviso para aguardar até 10 dias para que as informações apareçam.
.
O ataque hacker aconteceu na madrugada de sexta-feira (10) e atingiu, além das plataformas ConecteSUS, o portal do Ministério da Saúde na internet. Ao tentar acessar o site, o usuário encontrava a seguinte mensagem: “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.
.
O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético e disse que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estavam em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem no site.
.