Pular para o conteúdo

Alunos da FEMAR movem ação judicial contra a instituição para receber os diplomas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Alunos da Fundação Educacional de Mariana – FEMAR entram na justiça para obterem os seus diplomas.

Um grupo de alunos da Fundação Educacional de Mariana (FEMAR) entrou com uma judicial conta a instituição para reaver o direito de receberem os diplomas. Os alunos que cursaram Engenharia de Produção alegam que nem todos os formandos que colaram grau entre os anos de 2017 a 2019 receberam o certificado de conclusão do curso. “Tem alunos que colaram grau entre os anos de 2017 a 2019, e mesmo estando em dia com todas as mensalidades e demais despesas do curso ministrado pela FEMAR, a faculdade não cumpriu com as suas obrigações para com os alunos e até o presente momento esses alunos não receberam o tão sonhado Diploma de Curso Universitário, e alguns nem mesmo o seu histórico escolar, dificultando assim a inserção desses alunos no mercado de trabalho”.

Sobre a tentativa de diálogo com a instituição os alunos explicam que foram feitos inúmero contatos sem sucesso. “Por diversas vezes tentamos resolver a questão administrativamente com o Diretor da Instituição o Sr. José Jarbas Ramos Filho e sua equipe, contudo, o diretor da Instituição a todo tempo se esquiva de suas obrigações”.

Recentemente esses alunos obtiveram na Justiça uma medida liminar obrigando a faculdade a fazer a entrega dos respectivos diplomas, entretanto, a Faculdade que antes funcionava nas dependências do imóvel localizado na Rua Dom Silvério, nº 161, Centro, na cidade de Mariana-MG, por meio de Locação, encontra-se fechada, o que segundo os alunos “dificultou o trabalho da Justiça de promover a Citação da entidade”.            

Procurado pela equipe de reportagem do Jornal Ponto Final, José Jarbas Ramos enviou uma nota de esclarecimento, confira na íntegra: “Em primeiro lugar agradecemos ao Jornal Ponto Final o espaço para o devido esclarecimento. O registro dos Diplomas sempre ocorreu desde a criação da Instituição na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mas com a redistribuição das Instituições foi nos orientado a procurar a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, mas que por uma questão de estrutura interna no momento não pode atender a esta demanda, até porque tudo aconteceu no bojo da Pandemia da COVID-19 o que complicou em muito a vida de todos com os seus tristes desdobramentos. Diante ainda deste quadro e com a devida responsabilidade administrativa foi realizada a parceria com a Empresa ECOS que está mediando o processo de registro dos Diplomas na UNINCOR dando o devido atendimento às demandas dos nossos alunos. Sobre a este possível processo com a inclusão de doze alunos não é do Conhecimento da Instituição. Apenas uma situação de Diplomas envolvendo quatro alunos que a Instituição foi citada em acordo com a Lei foi devidamente respondido ao Poder Judiciário nos termos da legislação vigente, inclusive os Diplomas destes já foram devidamente protocolados para Registro na UNINCOR. Já foram enviadas mais de quarenta solicitações de registro de Diplomas das diversas áreas com protocolo para que a Empresa ECOS para Registro na UNINCOR, destacando que só é possível o envio dos documentos daqueles alunos que estão com toda a sua documentação regular para registro. Qualquer dúvida fazer contato através do e-mail Institucional da Secretaria para as devidas providências e informações. Segue o e-mail: discentes@femar.edu.br. Qualquer dúvida a Instituição está a disposição para esclarecimentos e informações através do e-mail Institucional referente a todos os assuntos acadêmicos.