Pular para o conteúdo

Secretaria de Educação desenvolve projeto em parceria com Instituto Ayrton Senna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Entre 2020 e 2021, o Volta ao Novo chegou em redes de todo o país para auxiliar no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais.

No último dia 18, o Jornal Ponto Final realizou uma live com a secretária de educação, Carlene Almeida, para tratar de questões levantadas pela população sobre as ações da secretaria.

Os questionamentos puderam ser enviados através do whatsapp do jornal e também no momento da Live. Após um levantamento feito pela equipe do Jornal, a respeito do preparo dos profissionais da educação para receber, psicologicamente, os alunos após uma pandemia que privou o convívio social em todas as classes, reconhecendo e identificando os problemas psicológicos que irão aparecer daqui para frente, Carlene Almeida explicou que houve uma preparação do corpo efetivo da educação e mencionou a implementação de um novo projeto desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.

Longe da escola e diante de um cenário de insegurança e medo, a comunidade escolar passou a demandar maior suporte no desenvolvimento socioemocional, que fosse levada de maneira intencional e planejada, para apoiá-la a seguir fortalecida nesse momento.

Olhando para este desafio, o Instituto Ayrton Senna reuniu seus principais conhecimentos sobre competências socioemocionais, acumulados ao longo de mais de uma década de pesquisas científicas sobre o tema, e lançou a iniciativa Volta ao Novo. “Estamos desenvolvendo na secretaria de educação, o Projeto “Volta ao Novo”, que é um projeto que tem uma parceria com a Undime e o instituto Ayrton Senna, que fala muito desse sócioemocional. Esse trabalho tem sido feito com os professores e pedagogas da rede e está sendo muito construtivo o que tem nos ajudado demais. É muito importante que os profissionais participem desse momento”, explicou Carlene.

Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Volta ao Novo apoia secretarias estaduais e municipais de educação por meio de encontros e conteúdos formativos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes.             Entre 2020 e 2021, o Volta ao Novo chegou em redes de todo o país para auxiliar no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e educação integral.