No último dia 18, o Jornal Ponto Final realizou uma live com a secretária de educação, Carlene Almeida, para tratar de questões levantadas pela população sobre as ações da secretaria.
Os questionamentos puderam ser enviados através do whatsapp do jornal e também no momento da Live. Após um levantamento feito pela equipe do Jornal, a respeito do preparo dos profissionais da educação para receber, psicologicamente, os alunos após uma pandemia que privou o convívio social em todas as classes, reconhecendo e identificando os problemas psicológicos que irão aparecer daqui para frente, Carlene Almeida explicou que houve uma preparação do corpo efetivo da educação e mencionou a implementação de um novo projeto desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.
Longe da escola e diante de um cenário de insegurança e medo, a comunidade escolar passou a demandar maior suporte no desenvolvimento socioemocional, que fosse levada de maneira intencional e planejada, para apoiá-la a seguir fortalecida nesse momento.
Olhando para este desafio, o Instituto Ayrton Senna reuniu seus principais conhecimentos sobre competências socioemocionais, acumulados ao longo de mais de uma década de pesquisas científicas sobre o tema, e lançou a iniciativa Volta ao Novo. “Estamos desenvolvendo na secretaria de educação, o Projeto “Volta ao Novo”, que é um projeto que tem uma parceria com a Undime e o instituto Ayrton Senna, que fala muito desse sócioemocional. Esse trabalho tem sido feito com os professores e pedagogas da rede e está sendo muito construtivo o que tem nos ajudado demais. É muito importante que os profissionais participem desse momento”, explicou Carlene.
Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Volta ao Novo apoia secretarias estaduais e municipais de educação por meio de encontros e conteúdos formativos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes. Entre 2020 e 2021, o Volta ao Novo chegou em redes de todo o país para auxiliar no planejamento do ensino remoto e na retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e educação integral.