Pular para o conteúdo

Estudo da Fiocruz indica que efetividade da AstraZeneca varia conforme faixa etária

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A pesquisa verificou que a primeira aplicação oferece, após 21 dias, 42,4% de proteção contra casos sintomáticos, em um cenário em que as variantes Gama e Delta eram predominantes.

O grau de imunização contra a Covid entre vacinados com AstraZeneca varia conforme a faixa etária. Essa é uma das conclusões do estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que avalia o grau de efetividade do imunizante entre as pessoas que tomaram apenas uma dose.

.

A pesquisa verificou que a primeira aplicação oferece, após 21 dias, 42,4% de proteção contra casos sintomáticos, em um cenário em que as variantes Gama e Delta eram predominantes. Mas esse percentual varia conforme a idade de quem recebeu a vacina. Enquanto na população abaixo de 35 anos a efetividade foi de 57,5%, na população acima de 35 anos ela foi de 34,8%. Os números mostram a importância de se completar o esquema vacinal para garantir uma melhor imunidade ao coronavírus.

.

A partir de dados colhidos entre janeiro e setembro, o estudo verificou ainda que a proteção aumenta ao longo do tempo, a partir de 40 dias. A efetividade chega a 58,9%, considerando todas as faixas etárias acima de 18 anos, entre os dias 42 e 55 após a primeira dose e passa a cair depois disso. Isso mostra que é fundamental a aplicação da segunda dose para uma imunização mais efetiva.

.

Segundo a Fiocruz, o objetivo principal do estudo foi verificar a efetividade da vacina em uma população que sofre com a vulnerabilidade social, com uma realidade diferente dos países onde as principais pesquisas sobre imunizantes são realizadas.

.

Além de avaliar a efetividade da vacina realizando testes em moradores sintomáticos e assintomáticos para a Covid, a Fiocruz também realizou uma grande mobilização no Complexo da Maré para uma ampla vacinação. O bairro chegou a contar com 140 pontos de vacinação em julho. Quase 100% dos adultos da comunidade tomaram a primeira dose e 88% retornaram para a segunda aplicação. De acordo com a Fiocruz, haverá busca ativa e trabalho de comunicação para atingir aqueles que estão com a segunda dose atrasada.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/efetividade-da-astrazeneca-varia-conforme-faixa-etaria-indica-estudo-da-fiocruz-1.2573791