Pular para o conteúdo

Secretária da Covid diz que dose de reforço é estratégia para barrar nova onda

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

. "O Ministério da Saúde está sempre atento, temos reuniões praticamente diárias com monitoramento não só do que acontece aqui no nosso país, mas internacionalmente.

A secretária extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, afirmou que a dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus deve ajudar a barrar uma nova onda da pandemia no Brasil. Segundo Rosana, o país dificilmente chegará a um cenário de aumento de casos e mortes, como ocorre hoje na Europa, com a ampliação da imunização.

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que toda a população com mais de 18 anos receberá dose de reforço da vacina. Antes, a estratégia estava restrita a idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. A terceira dose já teve início em diversos países para adultos com 18 anos ou mais. “A dose de reforço é uma estratégia que tem a capacidade, com outras medidas, de barrar uma possível nova onda”, disse a secretária.

.

Essas medidas são as não farmacológicas, como as máscaras e o distanciamento social. Rosana ressaltou que a dose de reforço aumenta a imunidade. Estudos já demonstraram que, com o passar do tempo, há diminuição de anticorpos após o esquema primário completo –as duas doses ou a dose única, no caso da Janssen.

Questionada se há acompanhamento em relação a uma nova onda de Covid, Melo disse que a pasta está alerta. “O Ministério da Saúde está sempre atento, temos reuniões praticamente diárias com monitoramento não só do que acontece aqui no nosso país, mas internacionalmente. E a partir daí, sim, com muita prudência estaremos nos preparando se porventura ocorrer outra onda”, disse.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/dose-de-reforco-e-estrategia-para-barrar-nova-onda-diz-secretaria-da-covid-1.2572614