Pular para o conteúdo

OMS afirma que número de fumantes diminui, mas os esforços devem continuar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A queda deve continuar até 2025, quando são esperados cerca de 1,27 bilhão de fumantes, ou seja, aproximadamente 20% da população mundial com mais de 15 anos.

O número de fumantes diminuiu constantemente nos últimos anos, mas os esforços para combater o tabagismo devem continuar diante do ativismo da indústria do tabaco, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

.

Em 2020, 1,3 bilhão de pessoas consumiam tabaco no mundo, 20 milhões a menos do que há dois anos, segundo novo relatório da instituição.

.

A queda deve continuar até 2025, quando são esperados cerca de 1,27 bilhão de fumantes, ou seja, aproximadamente 20% da população mundial com mais de 15 anos. 

.

Em 2000, a proporção era de quase um terço.

.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, comemorou o declínio, mas advertiu que “há um longo caminho a percorrer e a indústria do tabaco fará o que for preciso para defender os enormes lucros que obtém com a venda de seu produto mortal.”

Segundo estatísticas da OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de fumantes a cada ano e 1,2 milhão de pessoas morrem devido ao tabagismo passivo. 

O número de mortos continuará aumentando, apesar da redução no consumo, “porque o tabaco mata lentamente”.

.

A OMS comemora o fato de 60 países estarem no caminho certo para atingir a meta de redução voluntária do consumo de 30% entre 2010 e 2025. É quase o dobro do que há dois anos. 

.

“Estamos vendo grandes avanços em muitos países”, disse Ruediger Krech, que dirige o departamento de promoção da saúde da OMS, ao afirmar que “essa conquista é frágil”.

.

Segundo o relatório, com apenas US$ 1,68 de investimento per capita em medidas de acompanhamento para o abandono do tabagismo, 152 milhões de fumantes poderiam parar de fumar até 2030. 

.

Embora os números – que não incluem os cigarros eletrônicos, que têm grande adesão – estejam diminuindo, o relatório aponta que 36,7% dos homens e 7,8% das mulheres no mundo continuavam usando o tabaco no ano passado. 

.

A isso se somam 38 milhões de jovens entre 13 e 15 anos, ou seja, 10% do total de adolescentes dessa faixa etária.

.

Na Europa, 18% das mulheres continuam a usar tabaco, consideravelmente mais do que em todas as outras regiões do mundo, e “as mulheres europeias estão reduzindo seu uso mais lentamente” do que no resto do mundo. 

.

A região oeste do Pacífico deve ter a maior taxa de consumo masculino em 2025 (45%).

. Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/numero-de-fumantes-diminui-mas-os-esforcos-devem-continuar-afirma-oms-1.2570500