Pular para o conteúdo

Queda das mortes por Covid aponta indício do efeito da vacinação no Brasil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Somente a ocupação dos leitos de UTI registrou um ligeiro aumento, mas todos os indicadores seguem no nível verde.

média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está em queda desde o dia 20 de junho e se manteve assim no mais recente balanço do consórcio dos veículos da imprensa: 1.558 mortes nos últimos 7 dias.

Especialistas apontam que os números da queda estão entre os dados que já mostram a efetividade da vacina em grupos (sobretudo idosos) que estão totalmente imunizados. Apesar disso, eles alertam que a pandemia não está controlada e que a chegada da variante delta ainda é um risco para aqueles que não tomaram as duas doses da vacina.

Com todos os indicadores no nível verde, Belo Horizonte voltou a registrar queda em dois dos três indicadores da Covid-19 na última segunda-feira (8) mesmo após final de semana. A taxa de transmissão e a ocupação dos leitos de enfermaria tiveram queda, enquanto a os leitos de UTI apresentaram um ligeiro aumento na ocupação desde a última sexta-feira (5).

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o número médio de transmissão por infectado (RT), passou de 0,99 para 0,96 nesta segunda, se afastando aos poucos do nível de alerta (acima de 1,00). Isso significa que, a cada 100 pessoas infectadas, outras 96 também são contaminadas.

Ainda conforme o balanço do municípios, a ocupação das enfermarias voltadas para o novo coronavírus caiu de 46,6%, na sexta, para 45% nesta segunda, enquanto os leitos de UTI passaram de 49,4% para 49,6%.

O documento divulgado diariamente pela PBH apresentou ainda que o número de mortos pela doença na capital mineira já chegou a 6.942. A cidade soma 289.807 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia, em março de 2020.

Já a quantidade de pessoas vacinadas com as duas doses ou com vacina de dose única chegou a 65% nesta segunda. Quando se trata somente de uma dose ou a vacina de dose única, esse número chega a 82,8% de imunizados.

Além disso, 215.294 belo-horizontinos também já receberam a terceira dose do imunizante contra a Covid-19.