Pular para o conteúdo

Alceu Valença e Orquestra OP apresentam “Valencianas” no SulAmérica

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Programa é sucesso de visualizações e recebe mensalmente grandes nomes da música brasileira.

O encontro da musicalidade mineira da Orquestra Ouro Preto e a arte pernambucana de Alceu Valença, com a beleza do Rio de Janeiro ao fundo marca a 4ª edição do “Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions”. O público de casa vai cantar e se emocionar com “Valencianas”, que será transmitido gratuitamente, no sábado, dia 13 de novembro, às 20h30 no canal da Orquestra no YouTube e também nos canais 500 e 530 (Like), da Claro TV.

O concerto é também uma homenagem especial ao guitarrista Paulo Rafael, amigo e parceiro de Alceu que esteve ao seu lado por mais de 45 anos. A combinação perfeita de sua guitarra com a música nordestina contribuiu de forma decisiva para a sonoridade elétrica e roqueira presente em grandes sucessos da obra de Alceu Valença. Paulo faleceu no dia 23 de agosto e deixou um grande legado para a música brasileira.

Gravado em um cenário carioca de tirar o fôlego, na Joatinga, com vista para a Pedra da Gávea, o repertório revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, se destacam músicas que fazem parte da trilha sonora da vida de muita gente como “Anunciação”, “Coração Bobo”, “La Belle de Jour” e muitos outros sucessos que integram os dois volumes do projeto aclamado pelo público e pela crítica, “Valencianas”. 

“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. Valencianas associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra Ouro Preto. Uma maneira não só de homenagear este mestre e a brasilidade profunda a que a obra de Alceu nos remete”, explica o Maestro Rodrigo Toffolo.

Para Alceu, “trata-se de um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música”, diz o compositor. 

Patrocinado pela SulAmérica, o “Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions” é um programa mensal, que está no ar desde agosto e recebe como convidados grandes nomes da música brasileira. Já passaram pelos palcos Fernanda Takai, Diogo Nogueira e Ana Carolina com apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. A última edição do programa, em dezembro, recebe o cantor Lulu Santos. 

“A SulAmérica tem muito orgulho de fomentar a arte e a cultura no país por meio de projetos maravilhosos como a Orquestra Ouro Preto”, afirma Simone Cesena, diretora de Marketing da empresa.