Pular para o conteúdo

Minas é responsável pela colheita de 46% da safra de café do país neste ano

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os dados são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e mostram que o café do tipo arábica responde por 99% do montante produzido em Minas.

Apesar das mudanças climáticas extremas que atingiram as lavouras de café em Minas Gerais, com os produtores tendo que lidar com prejuízos diante da forte seca no ano passado e das geadas severas neste ano, o Estado foi responsável pela colheita de 21,45 milhões de sacas de café em 2021, o equivalente a 46% da safra em todo o país. Os dados são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e mostram que o café do tipo arábica responde por 99% do montante produzido em Minas.

.

Um levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) aponta que cerca de 9,5 mil produtores de café foram prejudicados pelas severas geadas ocorridas em julho. Segundo o assessor técnico especial do café da Seapa, Julian Silva Carvalho, as intempéries climáticas, aliadas ao ciclo de bienalidade negativa do café ocasionaram uma redução de 38,09% na safra de 2021 em relação à de 2020, quando houve recorde histórico de colheita no Estado, com 34,65 milhões de sacas.

.

“Essa redução é praticamente igual a uma safra da Colômbia, que produz entre 10 e 20 milhões de sacas de café. Hoje, o setor ainda está apreensivo para a safra de 2022, vendo como o mercado internacional do café e o vingamento da florada em Minas vai transcorrer. É um cenário incerto e os desafios para o próximo ano são a recuperação das lavouras, a manutenção da qualidade dos nossos cafés, e esperar que não ocorra nenhuma intempérie climática, que realmente venha a atrapalhar a nossa produção” diz.

Julian também ressalta que o produtor mineiro é muito competente em produzir tanto em quantidade, quanto em alta qualidade os seus grãos. “Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo. Então, a nossa expectativa é que tudo agora transcorra bem e que possamos colher melhores frutos nos próximos anos”, afirma.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/economia/minas-e-responsavel-pela-colheita-de-46-da-safra-de-cafe-do-pais-em-2021-1.2567626