Pular para o conteúdo

Rompimento da barragem completa 6 anos e manifestantes protestam bloqueando acesso à Samarco

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Estão previstas diversas manifestações no decorrer do dia em Mariana

Na manhã desta sexta-feira (5), manifestantes protestaram na portaria da mineradora Samarco e reflexos desta manifestação tiveram consequências por toda a cidade onde houve congestionamento de veículos pelos quatro cantos de Mariana. O grupo ocupa todas as faixas da MG-129 em um ato que marca os seis anos da tragédia da cidade com o rompimento da barragem de Fundão, onde 19 pessoas morreram.

.

“Cerca de mil pessoas participam do protesto, que começou por volta das 5h. Os atingidos e atingidas das áreas de reforma agrária ao longo de toda a bacia do Rio Doce amanheceram na porta da mineradora em um dia de protesto. Hoje completam seis anos de impunidade, e as famílias tiveram suas áreas férteis atingidas pela lama tóxica, inviabilizando a agricultura. Diante à impunidade, o descaso, o MST resolveu por fazer esse dia de protestos”, explicou Sílvio Netto, da coordenação do Movimento Sem Terra (MST).

.

Segundo ele, não há previsão para que o grupo deixe o local, e os manifestantes aguardam um posicionamento da empresa. “Hoje é o dia todo de protesto, seja na (porta) Samarco, nas redes sociais, no centro de Mariana. Vamos ter diversas atividades”, destacou.

Viaturas da Polícia Militar Rodoviária acompanham o ato que até o momento é pacífico.