Pular para o conteúdo

UFMG contempla pesquisas da Engenharia Elétrica e da Música

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Diagnóstico do Alzheimer, modelagem de sistemas dinâmicos em aprendizado de computador e musicalização de adultos com base na canção popular são os temas dos trabalhos.

Emerson Fonseca, do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica Biofarmacêutica; Antonio Ribeiro, da Engenharia Elétrica, e Kristoff Silva, da Música, foram os vencedores do Grande Prêmio de Teses UFMG 2021. Os agraciados foram anunciados na tarde do dia 28 de outubro, em cerimônia virtual. A premiação integrou a programação da 30ª Semana do Conhecimento UFMG. 

Os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2020 foram escolhidos por comissões instituídas pela Câmara de Pós-graduação, entre as indicadas por seus respectivos programas, e reconhecidas com o Prêmio UFMG de Teses. Ao todo, foram 62 teses agraciadas, sendo 27 na área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde (grupo 1), 13 na de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias (grupo 2) e 22 na de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (grupo 3). Ao final, Emerson recebeu o Grande Prêmio no grupo 1, Antonio foi o vencedor no grupo 2 e Kristoff foi o autor da melhor tese do grupo 3. 

A cerimônia foi conduzida pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar, que deu detalhes sobre a premiação e elogiou o nível dos trabalhos indicados. “Além dos grandes vencedores em cada grande área, cada comissão decidiu recomendar duas menções honrosas por grupo, o que não nos surpreendeu, dada a qualidade dos trabalhos”, destacou a professora. 

Nas palavras do decano do Conselho Universitário no exercício do Reitorado, João Alberto de Almeida, o Grande Prêmio é o ‘ponto culminante’ da Semana do Conhecimento UFM. “O evento revela um pouco da qualidade do que é produzido aqui. Neste momento, a Universidade pode se orgulhar da missão que está cumprindo”, comentou.

O pró-reitor de Pesquisa, Mário Montenegro Campos, sublinhou a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos estudantes de doutorado da UFMG. “As realizações desses jovens demandaram muita garra, por conta do período das adversidades decorrentes do contexto de pandemia e também dos desinvestimentos em ciência no nosso país.”