Emerson Fonseca, do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica Biofarmacêutica; Antonio Ribeiro, da Engenharia Elétrica, e Kristoff Silva, da Música, foram os vencedores do Grande Prêmio de Teses UFMG 2021. Os agraciados foram anunciados na tarde do dia 28 de outubro, em cerimônia virtual. A premiação integrou a programação da 30ª Semana do Conhecimento UFMG.
Os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2020 foram escolhidos por comissões instituídas pela Câmara de Pós-graduação, entre as indicadas por seus respectivos programas, e reconhecidas com o Prêmio UFMG de Teses. Ao todo, foram 62 teses agraciadas, sendo 27 na área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde (grupo 1), 13 na de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias (grupo 2) e 22 na de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (grupo 3). Ao final, Emerson recebeu o Grande Prêmio no grupo 1, Antonio foi o vencedor no grupo 2 e Kristoff foi o autor da melhor tese do grupo 3.
A cerimônia foi conduzida pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar, que deu detalhes sobre a premiação e elogiou o nível dos trabalhos indicados. “Além dos grandes vencedores em cada grande área, cada comissão decidiu recomendar duas menções honrosas por grupo, o que não nos surpreendeu, dada a qualidade dos trabalhos”, destacou a professora.
Nas palavras do decano do Conselho Universitário no exercício do Reitorado, João Alberto de Almeida, o Grande Prêmio é o ‘ponto culminante’ da Semana do Conhecimento UFM. “O evento revela um pouco da qualidade do que é produzido aqui. Neste momento, a Universidade pode se orgulhar da missão que está cumprindo”, comentou.
O pró-reitor de Pesquisa, Mário Montenegro Campos, sublinhou a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos estudantes de doutorado da UFMG. “As realizações desses jovens demandaram muita garra, por conta do período das adversidades decorrentes do contexto de pandemia e também dos desinvestimentos em ciência no nosso país.”