Pular para o conteúdo

Prefeitura realiza exames de mamografia gratuitos através de Unidade Móvel

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A permanência de homens no interior do espaço não é permitida durante o período de realização dos exames.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza exames de mamografia gratuitos, através de Unidade Móvel, para encerramento do Outubro Rosa. A ação será feita através da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP. Os exames serão realizados do dia 3 a 12 de novembro, em frente ao Centro de Convenções. A ação tem previsão de atender 540 mamografias durante a estadia e dá a oportunidade das marianenses realizarem o exame dentro do município. O público alvo contemplado são os pacientes que deram entrada com o pedido de mamografia no setor de Regulação Municipal e foram agendadas pela Secretaria de Saúde. 

Com essa ação, a Prefeitura de Mariana, estará facilitando o acesso da população ao exame, reduzindo o tempo de espera e auxiliando na prevenção e rastreamento dos cânceres de mama. A Unidade Móvel é composta internamente por quatro ambientes: sala de espera, sala de exame e dois consultórios. O local ainda conta com ar-condicionado e televisão para levar mais conforto durante o atendimento. 

A permanência de homens no interior do espaço não é permitida durante o período de realização dos exames, para que não haja desconforto e por questões de privacidade dos pacientes.

A iniciativa da administração pública é uma resposta estratégica devido à elevada incidência do câncer de mama no país. A prevenção é essencial no combate e leva qualidade de vida para os indivíduos, pois uma identificação antecipada colabora para um tratamento mais eficaz e menos agressivo.