Pular para o conteúdo

Minascon 2021 aposta na inovação para aliar produtividade e sustentabilidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Minascon é uma boa oportunidade para que essas empresas se atualizem, troquem experiências e conheçam novas estratégias que podem ser adotadas.

Minascon, o maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, chega a sua 18ª edição em 2021 investindo na inovação para o setor. O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e pelo Sebrae Minas entre os dias 22 e 25 de novembro e contará com uma programação on-line rica e diversificada, com conteúdos técnicos, seminários e congressos segmentados, além de dois concursos: “A Ponte” e “Mãos à Obra”.

-A grade de eventos do Minascon 2021 está sendo construída e terá foco em apresentar a inovação como chave para que as empresas da cadeia produtiva do setor possam ganhar em produtividade e serem, cada vez mais, sustentáveis. “Com investimento em pesquisa e desenvolvimento, é possível transformar os sistemas construtivos para que sejam mais ágeis e contem com materiais que tenham tecnologia embarcada. Isso vai trazer produtos melhores e mais baratos para o consumidor final”, afirma o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Teodomiro Diniz.

O industrial explica que diversos segmentos da construção estão investindo de forma sistemática para que os materiais utilizados nas obras sejam mais eficientes e seguros, com destaque para os setores de cimento e aço. “A evolução tecnológica é muito clara e o Brasil está em uma posição importante no mundo quando falamos de habitação popular. Quando se investe em pesquisa, é possível construir, sempre, com ganhos de produtividade e oferecendo preços competitivos para produtos de qualidade”, reforça Diniz.

Ele conta que o país tem posição de destaque global quando se trata de habitação para baixa renda e, agora, pode avançar na mecanização dos canteiros de obra e na construção industrializada – aquela em que estruturas são fabricadas em plantas industriais e montadas no local da edificação.            

“Há espaço para ganharmos em produtividade nos setores corporativo e em construções para pessoas de renda mais alta”, afirma Diniz, pontuando que o setor vem trabalhando para melhorar sua atuação no quesito sustentabilidade, utilizando para isso os preceitos da Economia Circular e da redução do impacto de suas operações na emissão de carbono.