Pular para o conteúdo

Zema anuncia congelamento de ICMS do óleo diesel em MG

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Zema explicou que, caso haja reajuste no preço do combustível, a cobrança do ICMS seguirá sendo pelo valor atual e não pelo novo valor.

O governador Romeu Zema (Novo) entrou travou uma batalha entre os governos estaduais e federal para baixar o preço dos combustíveis, em especial do óleo diesel, força motriz de uma categoria que, vira e mexe, ameaça paralisar o país, os caminhoneiros. Zema anunciou que, a partir da ultima segunda-feira (25/10), o Estado está congelando, por tempo indeterminado, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre o óleo diesel, hoje na casa dos 15% sobre o valor final na bomba dos postos de combustíveis. 

O governador explicou que, caso haja reajuste no preço do combustível, a cobrança do ICMS seguirá sendo pelo valor atual e não pelo novo valor. Ele não revelou quanto o Estado irá perder em receita com o congelamento. 

Zema também criticou o sistema tributário do país. De acordo com o governador, vivemos sob uma legislação que gerencia “um manicômio tributário”. Segundo ele, é necessário que o Congresso Nacional se debruce sobre uma reforma tributária que mude a atual  realidade  de competição tributária entre estados – com cobranças distintas de ICMS para um mesmo tributo-,  e de sobreposição de impostos federais sobre estaduais. “E não adianta (Congresso) ficar fazendo puxadinho e remendos, não”, disse o governador sobre as tentativas de mudanças em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.

Zema também defendeu a reforma administrativa, não só em âmbito federal, mas também no plano estadual. Ele citou os diversos auxílios em vigor, além dos salários, para servidores públicos, sobretudo no Legislativo e  no Judiciário. “Será que são melhores (funcionários)? É preciso mais trabalho e menos mordomia”, afirmou o governador.            

Zema disse que  em seu governo “sempre atendemos os servidores”, listando alguns retornos de direitos na atual gestão – pagamento dos salários e 13 º em dia, além das férias-prêmio e repasses para o sistema previdenciário (IPSEMG). Disse ainda que os reajustes salariais, não só dos servidores  da área de segurança pública, dependem agora e apenas da votação pelos deputados estaduais do plano de recuperação fiscal imposto pelo governo federal –  que prevê, entre outros ítens de conformação fiscal, a venda da Cemig e da Copasa.