Pular para o conteúdo

SAAE alerta população sobre coletagem de águas de chuva

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O SAAE Mariana informa a toda população sobre os transtornos causados quando se joga água pluvial na rede de esgoto.

Em época de chuvas, o número de entupimentos e vazamentos de esgoto nas casas e nas ruas aumentam bastante devido a ligação da rede pluvial (água da chuva) à rede de esgoto, que não é projetada para receber o volume de água que vem das chuvas. Segundo a autarquia, jogar água da chuva na rede esgoto pode ocasionar transtornos como: aumento do volume de água, fazendo o esgoto voltar para dentro da sua casa e também para a dos vizinhos, rompimento da tubulação da rede de esgoto, causando vazamento de esgoto nas ruas e trazendo grandes riscos a saúde.

O correto é coletar a água através de calhas instaladas no telhado e conduzi-la para a rede de drenagem pluvial, que é dimensionada para tal. Após passar pela rua e pelos bueiros a água da chuva vai para as galerias, que possuem capacidade de absorver grandes volumes de água pluvial, e logo após para os córregos e rios. Diferente do que acontece com o esgoto, que é coletado por redes de menor diâmetro.

Além da adequação do sistema de escoamento da água pluvial, ações simples – como não jogar óleo de fritura e restos de comida na pia e não descartar restos de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano pelo vaso sanitário, ajudam a evitar problemas.

É importante saber

A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte e não suporta o volume da água de chuva. Já a saída pluvial possui uma capacidade maior de drenagem e pode reunir a água de chuva, de lavagem e o escoamento de ralos e calhas.

Faça uma checagem em sua residência e verifique se a água pluvial possui destinação adequada, caso a tubulação não esteja correta, regularize. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.