Pular para o conteúdo

Município esclarece internação de paciente de OP em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Para que a transferência do paciente ocorra, o Serviço de Regulação Estadual, deve disponibilizar a vaga.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota esclarecendo que na última terça-feira, 26, foi divulgada em mídia nacional e em redes sociais a fala de um representante da Câmara dos Deputados de Minas Gerais explicitando sobre o quadro de saúde de um paciente que se encontra internado no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana. 

O senhor mencionado na fala do deputado, é residente do município de Ouro Preto e acessou o serviço de urgência do município de Mariana e, desde o dia 4 de outubro, encontra-se internado no Hospital Monsenhor Horta aguardando transferência para serviço de alta complexidade não disponível no município e na microrregião de saúde. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Mariana, para que a transferência do paciente ocorra, o Serviço de Regulação Estadual, que é responsável pela busca de leito e resolutividade do caso, deve disponibilizar a vaga, levando em consideração fatores para que o paciente seja atendido em todas as suas necessidades e especificidades clínicas. 

“Desde a internação do paciente, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha as evoluções médicas no Sistema Susfácil, com o objetivo de monitorar todo o processo de regulação, evitando assim, perda de prazo e ausência de resposta das solicitações enviadas pela Central de Regulação. Entendendo a urgência do quadro clínico do paciente, o município de Mariana reforça junto à Coordenação do Setor de Regulação Estadual e à Central de Internação de Belo Horizonte (CINT-BH) sobre a necessidade da transferência urgente”. 

O paciente permanece internado no Hospital Monsenhor Horta, não sendo transferido para o hospital de sua cidade de residência, Ouro Preto, por não ofertar o tratamento necessário.