Pular para o conteúdo

Prefeito assina projeto de lei que garante permanência do ICSA em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, sancionou nesta a Lei nº 3.740, que garante o uso permanente dos prédios Icsa pela UFOP.

A permanência da UFOP na região, segundo a reitora Cláudia Mariléia, é algo extremamente enriquecedor. “Estar aqui ajuda, não só a Universidade, como também a cidade de Mariana, seja pela formação dos nossos profissionais, os quais inserem o ensino superior na cidade, seja como uma universidade que ajuda nesse crescimento econômico e social do município. Avalio que essa ação é tão importante pois garante uma segurança à comunidade. É muito ruim estarmos em um espaço que não é nosso, onde não sabemos se e quanto tempo vamos ficar, então a assinatura desse projeto é muito importante por isso também”. 
            O vice-reitor Hermínio Nalini afirma que este é um passo de grande importância na direção do fortalecimento das ações do Icsa em Mariana. “Mesmo em tempos difíceis, a UFOP não tem medido esforços para entregar um trabalho de imensa qualidade para a sociedade brasileira, tanto no campo de ensino, como de cultura, pesquisa e inovação. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses serviços em Mariana, assim, a recente aprovação desse projeto de lei é um grande avanço. Continuaremos com o nosso dever de colaborar para o desenvolvimento social e econômico das cidades, principalmente aquelas onde estamos presentes.”
            De acordo com o diretor do Icsa, José Donadon, esta é uma conquista que precisa ser comemorada, já que garante que os professores, técnicos administrativos e alunos continuem realizando o trabalho na cidade. “É importante que o Instituto tenha segurança jurídica para continuar a construir os seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, que realizam os sonhos de Mariana de ser Cidade Educadora. Agradecemos a visão de gestor público do prefeito municipal, que compreendeu a importância de garantir a Mariana a presença dessa unidade acadêmica da UFOP”. Além disso, Donadon afirmou que o Icsa conta com diversos projetos futuros, como a Rádio UFOP Educativa, que vai ter capacidade de promover a educação e a inserção cultural até nos distritos da cidade. 
            O prefeito de Mariana também comemora o convênio entre a prefeitura e a UFOP: “Sabemos da importância da UFOP em nossa cidade. Os estudantes e professores que aqui residem movimentam toda nossa cadeia produtiva. Além disso, há os estágios que a prefeitura oferece para os acadêmicos da universidade, temos um retorno imenso para Mariana. Por isso, fico muito feliz de ceder esse imóvel para utilização da UFOP, sem prazo determinado”.
            Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, a lei é uma conquista também para a sociedade marianense. Ele destaca a importância das duas unidades da UFOP que estão na cidade, o Icsa e o Insitutto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e o trabalho que tem sido feito pela Universidade para se chegar a esta conquista. “O diálogo com o município foi estreitado recentemente com o prefeito, que não mediu esforços para o atendimento da nossa demanda. A sociedade ganha muito com isso, visto que vão ser mantidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, uma oferta de ensino público e de qualidade, tudo propiciado pelos serviços que a Universidade oferece, associado a campo econômico e social.”
ICSA – Criado em 2008, o Instituto oferece quatro cursos de graduação: Jornalismo, Serviço Social, Administração e Economia. São ofertados ainda dois mestrados — Comunicação Social e Economia Aplicada — e uma especialização em Empreendedorismo. A comunidade acadêmica promove pesquisa e extensão voltada para a comunidade marianense, além de fomentar a economia local. Donadon afirma que o Instituto busca o fortalecimento das relações colaborativas com o município, ao oferecer estagiários qualificados para os setores de comunicação, economia, gestão de pessoas, gestão pública e assistência social.