Pular para o conteúdo

Foram realizadas em Mariana uma média de 900 mamografias

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Prefeitura de Mariana realizou cerca de 900 mamografias utilizando o consórcio municipal.

Campanha anual de prevenção ao câncer de mama, ‘Outubro Rosa’, que ocorre durante o mês inteiro, tem o intuito de conscientizar todos sobre o câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tipo de câncer que mais afeta as pessoas no mundo inteiro, por isso, deve-se receber bastante atenção. A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria da Saúde, apoia o movimento e incentiva a realização do autoexame e da mamografia diagnóstica. 

            O exame de toque pode ser feito em casa e é essencial para a detecção precoce de nódulos mamários. Já a mamografia pode ser realizada em unidades de saúde em mulheres acima de 45 anos. Existem diversas formas da doença se manifestar, podendo se alastrar de forma rápida para outros órgãos. Uma identificação antecipada colabora para um tratamento mais eficaz e menos agressivo.

            Para realizar a mamografia, a moradora deve se consultar primeiramente com um ginecologista na UBS de referência ou na Casa Rosa, e solicitar ao médico o protocolo de encaminhamento. Em seguida, deverá dar entrada no Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que funciona de segunda a sexta-feira de 07h às 13h, portando cópia dos documentos de identidade e cartão SUS. Feito isso, é só aguardar o agendamento. A mamografia não é realizada em Mariana, mas nos municípios vizinhos, como Ponte Nova e Itabirito. Todo o procedimento é acompanhado e orientado pela Secretaria de Saúde.

            Segundo o balanço, até setembro, em média foram realizadas 900 mamografias utilizando o consórcio municipal, mas com orientação de profissionais marianenses. Os exames de diagnóstico do câncer de mama são gratuitos.

            A prevenção ocorre com práticas saudáveis e diárias, como: praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar o tabagismo passivo. Além disso, a amamentação do bebê também ajuda na prevenção do câncer de mama. De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados se esses hábitos forem seguidos.Procure uma unidade de saúde e oriente-se.