Pular para o conteúdo

Após temporal, moradores de Cachoeira do Campo e Amarantina contabilizam os prejuízos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

“As famílias que mais sofreram com o transbordo do rio Maracujá foram justamente as ribeirinhas.

Foto/Rede Social/WhatsApp

Moradores de Cachoeira do Campo e Amarantina, distritos de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, contabilizam os prejuízos após o temporal de segunda-feira (18), considerado o pior dos últimos tempos. Casas cheias de lama, perda de móveis, destelhamento… Tudo isso entra na conta dessas pessoas, que agora precisam de ajuda como roupas, kits de higiene e alimentos.

.

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu ocorrências até a madrugada desta terça-feira (19) resgatando pessoas ilhadas. Informou ainda que a elevação do rio Maracujá deixou ruas e residências alagadas.

.

Segundo a Defesa Civil da cidade, ainda não é possível precisar o número de famílias desabrigadas nos distritos na manhã desta terça (19), uma vez que esses moradores ainda estão sendo atendidos. A relações públicas Marcella Lamas, de 28 anos, moradora de Belo Horizonte, mas que está passando as férias em Amarantina, calcula, porém, que cerca de 30 famílias estão desabrigadas.

.

“As famílias que mais sofreram com o transbordo do rio Maracujá foram justamente as ribeirinhas. Elas estão abrigadas na escola Major Raimundo Felicíssimo, para onde estão sendo levadas doações como roupas e alimentos”, comenta Marcella.

.

Ela detalhou ainda que esta foi a pior enchente em muito tempo ocorrida no distrito. “Moradores mais idosos falaram que há mais de 50 anos não viram isso acontecer aqui”, afirma.

.

“Foram poucas horas de chuva, mas o volume foi muito grande. Houve uma tromba d’água na nascente do rio, o que provou a enchente e atingiu muitas casas. A situação é muito triste, mas, felizmente, não houve nenhum caso grave”, diz. Segundo ela, o rio corta os distritos de Amarantina, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite, justamente os mais atingidos pela água.

.

Segundo as relações públicas, moradores estão fazendo uma força-tarefa para ajudar na limpeza das casas e doações de mantimentos. Algumas associações estão se unindo para ajudar os distritos. Caso tenha interesse e possa contribuir, entre em contato pelos números (31) 99762-8213, (31) 98893-5068 e (31) 98552-5716.

. Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/pior-enchente-em-tempos-moradores-de-distritos-de-ouro-preto-medem-prejuizos-1.2557788