Pular para o conteúdo

SAAE Mariana continua em alerta apesar da chuva que começa na região

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A captação da Serrinha teve apenas uma discreta elevação no último sábado (2).

Apesar das chuvas registradas desde sexta-feira (1) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Mariana decidiu manter o esquema de rodízio no abastecimento de água de alguns bairros. O sistema foi implantado no dia 24 de setembro por conta da crítica situação no nível da captação do Sistema Serrinha, responsáveis pelos abastecimentos de grande região da cidade. Segundo o SAAE as primeiras chuvas que precipitaram na região, ficou concentrada na região Norte, fazendo que os mananciais Gogô, Cristal apresentasse elevação no nível de produção, já o da Serrinha Região Sul não houve precipitações significativas. O acumulado destas primeiras chuvas em Mariana segundo o Centro de Estudos Pluviométrico da Defesa Civil de Mariana, não passou dos 53mm do dia 1 a 5 de outubro.

De acordo com a autarquia, a captação da Serrinha teve apenas uma discreta elevação no sábado (2), não alterando em nada a entrada de água bruta na ETA Santa Rita. Já o nível de uso da água por parte da população continuou aumentando devido o forte calor.

Além disso, o Saae continuou captando entre 40% e 45% a menos de água no Sistema Serrinha.

Muitos perguntam a razão que alguns bairros terem água e outros não, segundo o assessor de comunicação do Saae Mariana, Roberto Verona, a autarquia trabalha 24 horas para que todos tenham acesso a água igualitariamente. “A justificativa é quase óbvia, de forma involuntária do SAAE, alguns locais se beneficiam por estarem mais próximos dos pontos de captação de água ou em bairros mais baixos. Os morros e localidades distantes acabam sendo as primeiras a sofrer com o desabastecimento”, afirma Verona.

USO RACIONAL – O SAAE Mariana mantém o alerta de economia de água pela população, orientando o uso prioritário para alimentação e higiene pessoal. As dicas são para reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e se faz a barba. Deve-se acumular roupa e louça para lavar de uma só vez. A lavagem da calçada, quintal, carro e rega de jardim deve ser feita com água reaproveitável e não potável.