Lançado no mês de agosto, o dispositivo conhecido como Botão do Pânico, tornou-se um aliado à Lei Maria da Penha e tem como objetivo combater a violência em sua totalidade contra a mulher. Quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida.
No último dia 7 ocorreu a primeira prisão em Mariana, após acionamento do botão. A Guarda Civil Municipal – GCM realizou a primeira prisão de agressor em caso de violência doméstica, por violação de medida protetiva.
A vítima deste caso segue recebendo apoio da GCM e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, antes e depois da prisão do autor dos crimes.
O programa que presta suporte e acompanhamento às mulheres vítimas de violência se mostra efetivo no combate, reforçando o trabalho sério e contínuo dos agentes de segurança.
As mulheres que necessitarem do acompanhamento podem solicitar através do contato com a GCM, no número 153, com o CREAS, no número 3557-2913 e com a Polícia Militar pelo 190.