Pular para o conteúdo

Em 2021 agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os números são do Disque 100. No ano passado inteiro o total de denúncias chegou 153,4 mil.

Na data em que se comemora o Dia da Criança (12/10), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou que o Brasil alcançou a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre os meses de janeiro a setembro deste ano. Os números são do Disque 100. No ano passado inteiro o total de denúncias chegou 153,4 mil.

.

Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa (79.872). De acordo com o levantamento, a agressão vem principalmente dos pais:  51.293 das agressões foram praticadas pela mãe e 20.296 pelo pai. O levantamento não especifica o tipo de agressão sofrido. 

.

Especialistas apontam alguns sinais para identificar se uma criança está sendo abusada. Confira os principais deles:

– Mudança de comportamento: Alterações de humor, agressividade ou introspecção, vergonha excessiva, medo ou pânico.

– Problemas de saúde psicossomáticos: Enfermidades sem aparente causa clínica, como dores de cabeça, erupções na pele e alterações grastrointestinais.

– Comportamentos sexuais: Interesse repentino por questões sexuais ou brincadeiras de cunho sexual, com palavras ou desenhos que se refiram às partes íntimas.

.

“É um número muito alto. Precisamos dar um basta na violência, principalmente contra crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. Para vencer essa situação, devemos denunciar os casos, cobrar ação das autoridades responsáveis e conscientizar as famílias”, destaca a ministra Damares Alves.

.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) tem diversos canais para que qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes possa ser denunciada.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/agressoes-contra-criancas-e-adolescentes-chegam-a-quase-120-mil-em-2021-1.2554877