Pular para o conteúdo

Prefeitura inaugura Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Devido a pandemia, a Receita Federal teve que adaptar a nova realidade e Minas Gerais foi o primeiro estado a implementar o sistema.

Na manhã do último dia 30, a Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Administração, realizou a inauguração do Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município. O evento aconteceu no Centro de Convenções e já está vigente desde o dia 4 de outubro.

A implantação do PAV aconteceu por meio da Receita Federal, com apoio do SEBRAE, e tem como objetivo facilitar o acesso dos serviços oferecidos pela Receita, segundo Luís Paulo, analista técnico do SEBRAE, o atendimento será não apenas aos empresários do município, mas voltado à toda população, que antes tinha que deslocar até outra cidade, para buscar orientações e documentos próprios da Receita Federal. Ainda segundo o analista, o PAV tem muito a oferecer: “É um grande mecanismo para o município que com certeza vai trazer não só desenvolvimento econômico para o território, mas também facilidade de acesso aos munícipes com os documentos e acesso a determinados tipos de materiais que a receita disponibiliza”.

Além da presença de vereadores e secretários, a Delegada Adjunta, Dr. Rosane Barros Viana Santos e Luis Paulo, representante do SEBRAE também compareceram na inauguração.

Devido a pandemia, a Receita Federal teve que adaptar a nova realidade e Minas Gerais foi o primeiro estado a implementar o sistema para atender todos os interessados nos serviços disponibilizados pela Receita. Depois do desenvolvimento dessa ideia, a direção geral, em Brasília adotou também o novo atendimento e hoje o PAV foi expandido por todo Brasil, só em Minas, cerca de 30 postos já foram implementados. A Dr. Rosane Barros reafirma a importância: “O município que adere ao PAV, funciona ao meu ver como uma ponte. Ele faz essa ponte do cidadão com a receita”. O PAV oferece serviços de cadastros, certidões e situação fiscal, declarações e demonstrativos, pagamentos, processos e procurações. O atendimento à população será de 13h às 17h. Confira a seguir:

Cadastros:

CAEPF – Inscrição ou alteração de dados

CAFIR – Inscrição, alteração, cancelamento ou reativação

CNO – Inscrição, alteração ou anulação por multiplicidade

CNPJ – Inscrição, alteração e baixa

CPF – Inscrição, alteração e regularização

Certidões e situação fiscal:

Cópia de Declaração e Recibos para PF – DIRPF

DIRF Beneficiário e DITR

Cópia de Declaração e Recibos – GFIP

Perdcomp, Dacon, DMED

Consulta Pendência Malha Fiscal PF

Consulta Restituição e Situação Fiscal DIRPF

Pagamentos:

Emissão de Documentos de Arrecadação – DARF e GPS

Retificação de Documentos de Arrecadação – REDARF/RETGPS

Processos e Procuração:

Conversão de Processos Eletrônicos para digital

Cópia de Processo (Exceto de PJ Lucro Real/Presumido/Arbitrado)

Juntada de Documentos

Impugnação, Recursos, Manifestação de Inconformidade,

Procuração RFB

            O PAV atenderá no Centro de Convenções, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para dúvidas e informações a Secretaria atende pelo número (31) 3558-2209.