Pular para o conteúdo

Teste toxicológico pode ter tirado cerca de 3,5 mi de motoristas das estradas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Se tivesse mantido o ritmo original, o país já teria passado de 15 milhões de motoristas, mas o número chega a 11,5 milhões, menor até do que a quantidade registrada em 2011, dez anos atrás.

A exigência do exame toxicológico a motoristas de ônibus, caminhões e carretas para detectar o uso de drogas ilícitas pode ter contribuído para tirar 3,5 milhões de condutores das estradas brasileiras desde 2016, quando passou a valer. Ainda assim, o problema histórico do uso de drogas na categoria, que sofre com jornadas extensas de trabalho, persiste no país e ameaça a segurança no trânsito.

Levantamento do movimento SOS Estradas mostra que, até 2016, o crescimento de habilitações nas categorias C, D e E vinha em uma constante. Ele foi interrompido justamente quando passou a ser obrigatório que os motoristas realizassem o exame toxicológico na admissão e demissão de empregos e a cada 30 meses. Se tivesse mantido o ritmo original, o país já teria passado de 15 milhões de motoristas, mas o número chega a 11,5 milhões, menor até do que a quantidade registrada em 2011, dez anos atrás. 

.

“Esse período foi a primeira vez na história em que houve queda, quanto mais desse porte. O exame é a única explicação. Na maioria dos casos, é o excesso de jornada que leva a essa situação. Depois que se começa a usar droga para dirigir, um percentual importante se torna dependente”, analisa o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/teste-toxicologico-pode-ter-tirado-3-5-mi-de-motoristas-das-estradas-1.2550813