Pular para o conteúdo

SAAE Mariana reforça importância do uso consciente da água

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Segundo a autarquia o momento requer total conscientização da população para que ocorra o consumo consciente.

A estiagem e os baixos registros de umidade relativa do ar são característicos do período de seca e afetam sistematicamente os sistemas que abastecem Mariana. Desperdícios preocupam a direção da autarquia que já articula medidas severas contra essas pessoas que fazem o uso inadequado da água.

            São mais de 90 dias sem cair chuvas significativas em Mariana. A estiagem, combinada com os baixos registros de umidade relativa do ar — que nos últimos dias ficaram na casa dos 30% — são característicos do período de seca, quando os reservatórios que abastecem a Primaz de Minas, perdem, naturalmente, o volume. Alguns mananciais que abastecem as duas principais ETAs começaram a sentir os efeitos dessa estiagem: o nível de água dos sistemas de abastecimento está baixíssimo.

            “Pode até fazer o aumento de oferta da água, ou seja, procurar novas alternativas de abastecimento para Mariana; gestão da demanda, que seria a população aprender a fazer o uso racional da água, com novas alternativas, como reuso de água, aproveitamento da chuva. Está em prática no SAAE a redução da perda de água na distribuição. Nosso operacional sempre atento aos vazamentos, a própria população comunica em nosso call center, vazamentos de água tratada”. Exemplifica o assessor de comunicação e relações institucionais do SAAE, Roberto Verona. Verona reforça ainda, a necessidade da redução do gasto por pessoa. “Nós marianenses precisamos deixar de gastar 350 litros por pessoa por dia, e passar a 100 litros, algo que é perfeitamente aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso atende todas as necessidades de uma pessoa”, atesta.

            Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, chuvas significativas estão previstas apenas para outubro, por este motivo, a SAAE Mariana, já estuda medidas ainda mais severas para garantir o abastecimento em todos os bairros. O SAAE reforça a importância do uso consciente da água, principalmente neste período de escassez hídrica.

Algumas dicas já ajudam muito na economia de água, veja:

  • Diminua o tempo no banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados.
  • Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício.
  • Limite o uso da máquina de lavar – O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem.
  • Substitua a mangueira por balde. Faça reuso da água, como da máquina de lavar roupas. Reaproveite a água em afazeres domésticos, para lavar o carro e até mesmo a área externa. Antes de lavar o quintal, remova a sujeira com a vassoura.
  • Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação.
  • Faça o controle do nível dos seus reservatórios, com o uso das boias, que são indispensáveis para evitar o desperdício.
  • Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar suas formas de uso da água.