A fim de melhorar a sensação de segurança no Estado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou No último dia 20, a “Operação Segurança Cidadã”, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A Operação refere-se à comemoração dos quatro anos de implantação das primeiras Bases de Segurança Comunitária (BSC) pela PMMG no Estado.
Na área do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), a Operação “Segurança Cidadã” foi lançada na manhã do mesmo dia, em Mariana, por meio da 239ª Cia PM/52º BPM. E foram intensificadas até o último dia 26, as rotinas típicas do serviço, com ações de aproximação com a comunidade e operações preventivas, por meio da Base de Segurança Comunitária, a qual foi implantada em Mariana em maio de 2019. Em 2020, a BSC da 239ª Cia PM do 52º BPM recebeu premiação do Comando-Geral da PMMG, por alcançar os melhores resultados da 3ª Região da Polícia Militar, em relação aos Indicadores de Registro das Bases Comunitárias.
A Base de Segurança Comunitária da 239ª Cia PM/52º BPM é composta por duas motos policiais e uma van, que possui câmeras de vídeo monitoramento, rádios digitais e outros equipamentos de segurança. Durante a semana, a Base fica empregada em frente ao Terminal Turístico de Mariana, na Praça Tancredo Neves. E nos finais de semana na Praça Gomes Freire, ambos pontos estratégicos de grande circulação de pessoas e veículos.