Pular para o conteúdo

Artista marianense, Mo Maie, lança seu primeiro disco

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O álbum Bambala Bambala nasceu do encontro entre a musicista e compositora marianense Mo Maie e o grupo senegalês Sobobade Band, formado por mestres tradicionalistas e músicos do Oeste Africano. Inovador e pluridiverso, ancestral e futurista, Bambala Bambala foi criado a partir de vivências e diálogos sonoros, pautados em trocas criativas e experimentações, fusionando linguagens e ritmos tradicionais do oeste africano (farafina) com a música popular brasileira e a world music, entre 2018 e 2021, no Senegal, Mali e Brasil.

Bambala Bambala é o primeiro disco de Mo Maie, artista natural de Mariana (Minas Gerais), radicada na Bahia. “Este trabalho representa um grande desafio e também um marco em minha trajetória, não apenas enquanto musicista, compositora e produtora, mas na totalidade de minha existência. As vivências no Senegal e no Mali me transformaram por completo e a minha maior esperança era poder partilhar um pouco desta experiência de retorno às raízes e valores africanos, como oriente de vida mesmo, com o Brasil e o mundo. Com o apoio do Programa Ibermúsicas, realizamos os registros em África e com o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Minas Gerais 2020, realizamos a finalização da obra, em Minas e na Bahia, onde também desenvolvo muitos trabalhos, desde 2012. O apoio da Lei Aldir Blanc foi fundamental no processo de continuidade do projeto. Se pararmos para pensar na quantidade e qualidade dos projetos realizados com o apoio desta lei no Brasil de 2020 a 2021, nos daremos conta de que este ano foi um marco na estória da produção artística nacional. Estas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento sócio-cultural do país, afinal a arte representa a identidade de um povo.”

Atuando há mais de 25 anos em multi linguagens artísticas, Mo Maie é performer, escritora, artista visual e artesã de instrumentos musicais africanos. Idealizadora da plataforma criativa Djalo Musica Nomad, no decorrer de sua carreira desenvolveu projetos, shows, criação de trilhas sonoras para teatro e dança, residências artísticas, vídeo documentários, publicações gráficas e literárias em parceria com artistas, redes e comunidades no Brasil, na América Latina, África, Oriente Médio e Europa. O álbum Bambala Bambala foi lançado no dia 13 de setembro, no canal Djalo Musica Nomad, no youtube, onde também foi lançado o videoclipe do tema “Ndox”. O disco já está nas principais plataformas do streaming e também disponível para download gratuito no site www.momaie.com