Pular para o conteúdo

Em Minas Gerais quase 60% dos municípios estão sem internações por Covid

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Nesta 26ª etapa da pesquisa, que é feita periodicamente pela entidade, 448 municípios mineiros responderam a questões sobre a situação epidemiológica e 59,6% deles disseram não ter tido hospitalização por causa do coronavírus entre os dias 13 e 19 deste mês.

O avanço da vacinação entre a população adulta continua gerando resultados positivos em Minas Gerais. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a maioria das cidades mineiras não registrou qualquer internação por Covid em meados deste mês.

Nesta 26ª etapa da pesquisa, que é feita periodicamente pela entidade, 448 municípios mineiros responderam a questões sobre a situação epidemiológica e 59,6% deles disseram não ter tido hospitalização por causa do coronavírus entre os dias 13 e 19 deste mês. Entre essas cidades, 334 não registraram mortes pela doença nesse período. 

.

Trinta e sete cidades, porém, disseram que houve aumento nas internações por causa da doença (8,3%), enquanto 69 municípios (15,4%) afirmaram que a situação se manteve estável. Outras 66 prefeituras confirmaram uma redução no número de pessoas hospitalizadas por causa da Covid. 

.

A maioria dos municípios que responderam à pesquisa afirmou ainda estar no processo de vacinação de jovens adultos – 67,9% disseram que estão imunizando moradores na faixa etária de 18 a 24 anos. Já 30,8% afirmaram que estão imunizando adolescentes com comorbidades. 

.

Metade dos municípios que participaram dessa etapa da pesquisa respondeu que já está aplicando a dose de reforço na população idosa. Dos que disseram “não”, 188 afirmaram que já estão preparados para dar início a essa nova fase da imunização contra a Covid, voltada primeiramente para pessoas com mais de 70 anos. 

.

A pesquisa também verificou se os municípios estão com falta de vacinas. Entre os 448 municípios, 78 disseram que “sim” e, dentre eles, 61 afirmaram que estavam sem AstraZeneca para a aplicação da segunda dose. 

.

O questionário também abordou a adoção de algum tipo de “passaporte da vacina”. Trinta municípios mineiros responderam “sim” ao serem questionados se já foi editado algum decreto ou algo similar para a obrigatoriedade da vacinação para que se possa frequentar lugares coletivos públicos.  

.

Segundo a CNM, realiza semanalmente pesquisas junto aos prefeitos para acompanhar os temas e os assuntos que mais preocupam os entes locais em relação ao enfrentamento da pandemia. O período de coleta dos dados para a 26ª edição foi de 20 a 23 de setembro, sendo ouvidos 2.461 gestores em todo o país, o que representa 44,2% dos municípios brasileiros. 

.

De acordo com o painel do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atualmente há 619 pessoas em Minas internadas na UTI da rede pública por causa da Covid -22% de ocupação das vagas exclusivas de terapia intensiva para quem tem a doença.

. Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/quase-60-dos-municipios-de-mg-estao-sem-internacoes-por-covid-1.2547630