Pular para o conteúdo

Vereador pede apoio das Mineradoras e Renova para conter falta dágua em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As secas ocorrem quando há uma ausência prolongada da chuva que provoca um desequilíbrio grave de água.

Preocupado com o cenário da falta de chuva há um período longo em Mariana, o vereador Pedrinho Salete, na Reunião Ordinária da Câmara de Mariana que ocorreu no último dia 20, solicitou apoio das empresas Vale, Samarco e Fundação Renova. “As empresas podem contribuir com caminhões pipas e construções de poços artesianos para amenizar o impacto causado pela seca que ocorre todo ano. O executivo tem feito o que pode e eu acredito no trabalho que o Juliano vem fazendo”, enfatizou Pedrinho.

Entender a diferença entre seca e estiagem é um fator bastante importante para evitar maiores danos com esses eventos climáticos, que vem ocorrendo com mais intensidade e frequência no Semiárido brasileiro.            

Quando ocorre a ausência de chuvas previstas para uma determinada temporada, ou seja, uma queda no volume de águas pluviais, esse período é denominado de estiagem. Quando ocorrem chuvas, menos radiações alcançam a superfície terrestre e as temperaturas são mais amenas. Já nos períodos de estiagem, ocorre uma redução ou até ausência de chuvas por um curto período, provocando o aumento das temperaturas e falta de água. As secas ocorrem quando há uma ausência prolongada da chuva, que provoque um desequilíbrio grave de água, afetando o sistema ecológico, econômico, social e cultural.