Pular para o conteúdo

Programa de Incentivo à Agricultura Familiar já é realidade em nosso município

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

São elegíveis para participar do programa as famílias residentes na zona urbana ou rural, inscritas no CAD-Único da Assistência Social.

No final do mês de agosto, foi dado o pontapé inicial para o andamento do Programa de Agricultura Familiar Social – PAFS, projeto de incentivo que faz parte do Plano de Desenvolvimento e Recuperação Econômica. A Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias Desenvolvimento Social e Cidadania, de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural tem como objetivo fortalecer ainda mais a produção familiar de alimentos no município. Foi efetuada a primeira ação de coleta do solo nos terrenos cedidos em Barroca e em Vargem. A análise dos materiais produzirá as primeiras orientações que permitirão conhecer, antes do plantio, a necessidade e a capacidade da superfície, para que só assim se faça um bom desenvolvimento da cultura desejada.

A escolha dos locais foi feita de forma estratégica, pensando na questão da logística, disponibilidade de água, espaço disponível e qualidade da terra. Para viabilizar esse uso, será assinado um contrato de cessão de direito entre as partes, que determina que os proprietários cedam o espaço para o desenvolvimento da agricultura familiar, destinado à associação por um período de 5 a 10 anos, para o uso racional, sustentável e econômico dos solos. Vale lembrar que o participante poderá também realizar as suas atividades em um terreno particular.

São elegíveis para participar do programa as famílias residentes na zona urbana ou rural, inscritas no CAD-Único da Assistência Social, beneficiárias do Programa Bolsa Família, dos Programas Municipais de Inclusão Produtiva, PROJOVEM ou Ativa-Idade. Para dar seguimento às medidas, a prefeitura distribuirá, gratuitamente, mudas e sementes, estercos ou adubos. Juntamente, será oferecida uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 300,00 para as famílias que se enquadrarem nas exigências do programa e que não sejam beneficiárias de auxílios financeiros de programas sociais do município, até o limite de 100 famílias beneficiadas pelo período de até 12 meses.

De acordo com Thiago Celso da Cruz, chefe de departamento de Agricultura e Pecuária, o processo de amostragem foi feito em pontos aleatórios para a formação de uma única amostra enviada para o laboratório, realizando assim a classificação do terreno.            

No plano, há a intenção de garantir a segurança alimentar nas famílias de baixa renda, assegurando o acesso à alimentação de qualidade, bem como viabilizar formas de os participantes aprimorarem seus conhecimentos e se sustentarem no mercado de trabalho.