Pular para o conteúdo

“Casa Rosa” promove atendimentos às mulheres do município

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As mulheres que buscam atendimentos são acolhidas pela enfermagem e direcionadas à especialidade necessária dentro do próprio local.

Desde a inauguração em agosto, o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Casa Rosa, diversos procedimentos multidisciplinares e com várias especialidades contemplaram as mulheres do município. A iniciativa da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu 391 atendimentos até o dia 16 de setembro.

Neste primeiro mês de atendimento, 91 exames ginecológicos foram realizados, cinco encaminhamentos para cirurgias ginecológicas e uma inserção de dispositivo intrauterino. Foram solicitadas pelas pacientes 60 mamografias, 42 ultrassonografias e oito inserções de DIU.

Os acompanhamentos nutricionais contemplaram 20 pacientes. Já no atendimento com fisioterapeuta, oito mulheres foram atendidas. O centro de referência também recolhe demandas para as assistências social, jurídica e psicológica. No total, foram solicitados, respectivamente, três, um e oito serviços.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher é um serviço de porta aberta. As mulheres que buscam atendimentos são acolhidas pela enfermagem e direcionadas à especialidade necessária dentro do próprio local. A Casa Rosa atua em conjunto com a ação primária, por meio de um fluxo de encaminhamento das Unidades Básicas do município.

O espaço conta, também, com programas internos para organizar os fluxos e atendimentos às mulheres. São eles o Viva Mulher – Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, o qual encaminha as pacientes à triagem interna do centro, e o planejamento familiar, que promove a inserção do diu e finalização do processo de laqueadura. O programa de aleitamento materno também faz parte da organização do local e atua na orientação e conscientização sobre a amamentação.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher fica localizado na Rua Dom Viçoso, nº 217, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h. Para mais informações, ligue 99677-8426.