Pular para o conteúdo

Governador veta projeto da ALMG contra discriminação por identidade de gênero

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesse sábado (18), um dia depois do governador ter anunciado que não sancionaria a matéria.

O governador Romeu Zema (Novo) vetou o Projeto de Lei 2.316, aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que determina punições a empresas que praticarem atos de discriminação contra pessoas devido a “sua identidade de gênero ou sua expressão de gênero”.

.

O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesse sábado (18), um dia depois do governador ter anunciado que não sancionaria a matéria. Apesar da proposta apenas trazer alterações a uma lei já existente,  Zema argumenta que a proposta é ineficaz e inconstitucional. Ele pontua que o Estado não pode legislar sobre responsabilidade jurídica em relações privadas.

.

Além disso, o governador destaca que a matéria poderia trazer insegurança jurídica, uma vez que o texto não estipula ‘parâmetros seguros’ para a aplicação de  multas.

.

Na sexta-feira (17), Zema, em evento com o presidente Bolsonaro, já havia indicado que vetaria a matéria. “Quero lembrar aqui ao povo mineiro que a ALMG, infelizmente, aprovou um projeto que caberá a mim vetá-lo. A maioria tem acompanhado e não podemos permitir que o setor produtivo seja penalizado caso não venha a ter um banheiro para alguém cujo o sexo não está definido. Então, esse projeto será vetado, afirmou na ocasião. 

.

Agora, o projeto vota para ALMG que vai discutir se o veto será mantido ou derrubado. Caso os deputados o derrubem, Zema terá 30 dias para promulgar a nova legislação, caso ele não a promulgue, ficará a cargo do presidente da ALMG.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/zema-veta-projeto-da-almg-contra-discriminacao-por-identidade-de-genero-1.2544283