Pular para o conteúdo

“Direito a Ter Pai 2021” inscrições para o mutirão já estão abertas em MG

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De acordo com a Defensoria Pública, todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade.

As inscrições para o serviço de reconhecimento de paternidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) já estão abertas. A 9ª edição do Mutirão “Direito a Ter Pai 2021” começou a receber o pedido dos interessados nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 22 de outubro.

.

De acordo com a Defensoria Pública, todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

.

Desde 2011, o Mutirão já realizou quase 60 mil atendimentos. Belo Horizonte e mais 55 unidades da defensoria no interior do Estado participam da iniciativa. Devido à pandemia de Covid-19, em algumas unidades as inscrições e o atendimento serão realizados de forma remota e, em outras, presencialmente.

.

O drama de não conhecer e não ser reconhecido pelo pai, que implica quase sempre em não receber nenhum tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva, é uma realidade para muitos brasileiros. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no último Censo Escolar de 2013, apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras estão sem o nome do pai na certidão de nascimento.

.

Em Minas Gerais, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mais de 7.000 bebês que nasceram neste ano não têm pai na certidão. Os números são expressivos e nos convidam a refletir sobre as consequências dessa omissão, que podem ser severas.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/inscricoes-para-o-mutirao-direito-a-ter-pai-2021-ja-estao-abertas-em-mg-1.2544529