A estiagem e os baixos registros de umidade relativa do ar são característicos do período de seca e afetam sistematicamente os sistemas que abastecem Mariana. Desperdícios, preocupam a direção da autarquia que já articula medidas severas contra essas pessoas que fazem o uso inadequado da água.
São mais de 90 dias sem cair chuvas significativas em Mariana. A estiagem, combinada com os baixos registros de umidade relativa do ar — que nos últimos dias ficaram na casa dos 30% — são característicos do período de seca, quando os reservatórios que abastecem a Primaz de Minas, perdem, naturalmente, o volume. Alguns mananciais que abastecem as duas principais ETAs começaram a sentir os efeitos dessa estiagem: o nível de água dos sistemas de abastecimento está baixíssimo.
“Pode até fazer o aumento de oferta da água, ou seja, procurar novas alternativas de abastecimento para Mariana; gestão da demanda, que seria a população aprender a fazer o uso racional da água, com novas alternativas, como reuso de água, aproveitamento da chuva. Está em prática no SAAE a redução da perda de água na distribuição. Nosso operacional sempre atento aos vazamentos, a própria população comunica em nosso call center, vazamentos de água tratada”. Exemplifica o assessor de comunicação e relações institucionais do SAAE, Roberto Verona. Verona reforça ainda, a necessidade da redução do gasto por pessoa. “Nós marianenses precisamos deixar de gastar 350 litros por pessoa, e por dia, e passar a 100 litros, algo que é perfeitamente aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso atende todas as necessidades de uma pessoa”, atesta.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, chuvas significativas estão previstas apenas para outubro, por este motivo, a SAAE Mariana, já estuda medidas ainda mais severas para garantir o abastecimento em todos os bairros. O SAAE reforça a importância do uso consciente da água, principalmente neste período de escassez hídrica.
Algumas dicas já ajudam muito na economia de água, veja:
– Diminua o tempo no banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados.
– Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício.
– Limite o uso da máquina de lavar – O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem.
– Substitua a mangueira por balde. Faça reuso da água, como da máquina de lavar roupas. Reaproveite a água em afazeres domésticos, para lavar o carro e até mesmo a área externa. Antes de lavar o quintal, remova a sujeira com a vassoura.
– Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação.
– Faça o controle do nível dos seus reservatórios, com o uso das boias, que são indispensáveis para evitar o desperdício.
– Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar suas formas de uso da água.