Pular para o conteúdo

Para avançar com vacinação Minas vai redistribuir doses de Coronavac “Sobrando”

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Doses da Coronavac que, conforme o chefe da pasta, Fábio Baccheretti, estão “sobrando” em cidades que chegaram à vacinação do público com 18 anos ou mais

O governo de Minas vai redistribuir doses de vacinas contra Covid-19 no Estado para garantir que os municípios consigam avançar com a imunização de adolescentes e doses de reforço, além de completarem a inoculação dos adultos. Com isso, doses da Coronavac que, conforme o chefe da pasta, Fábio Baccheretti, estão “sobrando” em cidades que chegaram à vacinação do público com 18 anos ou mais, serão encaminhadas a outros que não fecharam o ciclo inicial. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).

.

A mudança na distribuição das vacinas ocorre devido à autorização para aplicação dos imunizantes em pessoas com menos de 18 anos – que, por ora, só podem ser inoculados com doses da Pfizer, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, a ideia é usar a Coronavac em adultos que ainda não foram imunizados no Estado e, as doses da Pfizer, em menores de idade.

.

Para que municípios recebam doses da Pfizer, o Estado vai exigir, até esta sexta-feira (17), restuição das doses do imunizante do Instituto Butantan. ” A Pfizer só vai chegar quando todas as Coronavac forem redistribuídas. É importante que o município tenha sensibilidade e nos ajude nesse processo”, pontuou Baccheretti.

.

“Nós temos cerca de 5,7 milhões de doses disponíveis. E temos 657 mil doses de D1 [primeira dose] para serem aplicadas. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto às regionais, está conversando com cada um dos municípios. Temos 404 que chegaram a 18 anos de forma oficial. Vamos redistribuir as doses de Coronavac paradas, que não podem ser utilizadas para reforço, nem para adolescentes. Ao invés de mandar Pfizer, vamos pegar a Coronavac que está sobrando e passar para os municípios que faltam terminar as doses de 18 anos ou mais”, afirmou o secretário.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/minas-vai-redistribuir-doses-de-coronavac-sobrando-para-avancar-com-vacinacao-1.2541397