Pular para o conteúdo

Desde a volta do Talibã ao poder, Afeganistão tem 1º voo comercial internacional

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Quase 70 pessoas estavam a bordo do voo para Islamabad.

Crew members disembark from a Pakistan International Airways (PIA) flight, the first commercial international flight since the Taliban retook power last month, at the airport in Kabul on September 13, 2021. (Photo by Bulent KILIC / AFP)

Um avião da companhia paquistanesa PIA se tornou, nesta segunda-feira (13), o primeiro voo comercial internacional a pousar e decolar do aeroporto de Cabul, desde que os talibãs recuperaram o poder no Afeganistão, em 15 de agosto.

.

O aeroporto estava praticamente inoperante desde que as tropas dos Estados Unidos concluíram sua caótica saída em 30 de agosto, após uma frenética operação de retirada que permitiu a fuga de mais de 120.000 pessoas do país.

.

Desde então, as novas autoridades afegãs tentavam retomar as operações no aeroporto, com a ajuda técnica do Catar e de outros países.

.

Nesta segunda-feira, um avião da Pakistan International Airlines procedente de Islamabad pousou às 10h30 locais (3h de Brasília), antes de decolar horas depois rumo à capital paquistanesa.

.

Quase 70 pessoas estavam a bordo do voo para Islamabad, em sua maioria parentes de funcionários de organizações internacionais, como o Banco Mundial, informaram fontes aeroportuárias.

.

“Estou sendo retirado. Meu destino final é o Tadjiquistão”, disse uma mulher de 35 anos que trabalha para o Banco Mundial e que não revelou a identidade.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/afeganistao-tem-1-voo-comercial-internacional-desde-a-volta-do-taliba-ao-poder-1.2540826